Exposição mostra 104 anos de história do Olhanense em vários pontos da cidade

  A história de 104 anos do Olhanense está em exibição em quatro pontos da cidade de Olhão, até ao […]

 

2016-106-104-aniversario-sco-exposicao-08A história de 104 anos do Olhanense está em exibição em quatro pontos da cidade de Olhão, até ao dia 29 de abril. Esta mostra comemorativa do 104º aniversário do clube foi inaugurada no dia 16 de abril e está patente no Arquivo Municipal de Olhão, no hall de entrada do Município, na Sala de Troféus do clube, no Estádio José Arcanjo, e na Rua Almirante Reis (nº22 A), local onde foi redigida a ata da fundação do clube.

A exposição, da responsabilidade da Autarquia, através do seu Arquivo Municipal, e do Sporting Clube Olhanense (SCO), «assenta numa simbiose entre o espólio museológico, pertencente ao clube, e o espólio documental produzido no decorrer da sua atividade, e que permanece atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Olhão», revela a Câmara de Olhão.

Segundo a autarquia, «visitados os quatro núcleos expositivos, será possível ter uma visão global do clube e da sua história desde a fundação até à atualidade. Alguns documentos estão mesmo a ser revelados ao público pela primeira vez, dando assim a conhecer novos dados desta instituição que faz parte intrínseca da história da cidade e dos olhanenses».

Em 1924, o SCO viveu o momento mais glorioso da sua história, ao conquistar o título de campeão de Portugal, «dando as maiores alegrias aos seus adeptos e ao povo olhanense, elevando o nome de Olhão em todo o País», como pode ler-se num dos painéis da exposição.

2016-106-104-aniversario-sco-exposicao-07A Câmara de Olhão explica que «muito deste sucesso deveu-se ao presidente de então, o olhanense Cândido do Ó Ventura que, através das suas fábricas conserveiras, investiu na equipa e elevou-a à categoria de campeã. Na memória de todos os que viveram esse momento perdura a vitória histórica por 4-2, frente ao Futebol Clube do Porto».

A história do SCO é «indissociável da história da cidade de Olhão e do seu desenvolvimento. É esta leitura global e integrada que se propõe nesta exposição: “clube e cidade, nascidos ambos do esforço de um povo contra os obstáculos e desafios constantes e com sucesso de superação”».

Na inauguração da exposição, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, e o presidente do SCO, Isidoro Sousa. Ambos elogiaram os vários ‘momentos’ da exposição, realçando alguns documentos agora dados a conhecer pela primeira vez, mercê do «esforço e dedicação dos elementos do Arquivo Municipal de Olhão», agradecendo esse trabalho em nome de todos os olhanenses e adeptos.

«Haveria mais para expor, mas mostramos aquilo que considerámos mais emblemático. Foi muito gratificante esta parceria entre a Câmara e o SCO. Conseguimos adquirir novos conhecimentos e transmiti-los ao público, porque se não for para mostrar, os conhecimentos de pouco valem», referiu por sua vez a responsável pelo Arquivo Municipal de Olhão, Helena Vinagre, no final das inaugurações.

Comentários

pub