Derrame de Hipoclorito de Sódio em ETAR de Albufeira não causou danos ambientais

Um derrame de Hipoclorito de Sódio (vulgarmente conhecido como lixívia) ocorreu ontem à noite, pelas 20h00, na ETAR de Vale […]

bombeiros
Bombeiros de Albufeira – foto de arquivo

Um derrame de Hipoclorito de Sódio (vulgarmente conhecido como lixívia) ocorreu ontem à noite, pelas 20h00, na ETAR de Vale Faro, em Albufeira, mas foi de imediato contido pelos técnicos da empresa Águas do Algarve, com o apoio dos Bombeiros de Albufeira.

Segundo Teresa Fernandes, porta voz da Águas do Algarve, «desta situação não resultaram quaisquer riscos humanos ou ambientais, quer no interior, quer no exterior daquela instalação».

A mesma fonte acrescentou que se tratou de uma «reduzida libertação» de Hipoclorito de Sódio, «decorrente de uma fissura na tubagem acoplada ao reservatório».

Esta situação foi «imediatamente identificada», tendo a escorrência ficado «confinada na respetiva cuba de retenção», operação durante a qual foram «cumpridas todas as regras de segurança».

Esta situação obrigou à transferência do Hipoclorito armazenado, para um outro reservatório. Para esta fase, explicou ainda Teresa Fernandes, foram contactados os Bombeiros de Albufeira, «cujo apoio serviria apenas para agilizar todo o processo de transfega, minimizando os riscos associados ao derrame: cheiros e vapores».

Comentários

pub