Comissário europeu Vytenis Andriukaitis vem a Portugal dialogar com os cidadãos sobre Saúde

O Comissário europeu Vytenis Andriukaitis, responsável pela pasta da Saúde e da Segurança Alimentar, visita Lisboa nos dias 7 e […]

Vytenis AndriukaitisO Comissário europeu Vytenis Andriukaitis, responsável pela pasta da Saúde e da Segurança Alimentar, visita Lisboa nos dias 7 e 8 de abril no âmbito do Dia Mundial da Saúde.

Além do programa oficial, o Comissário vem a Portugal realizar um Diálogo com os Cidadãos sobre uma das principais preocupações dos cidadãos portugueses: a saúde. O evento terá lugar no Mercado da Ribeira, no próximo dia 8 de abril, pelas 14h00.

Durante todo o dia, um autocarro estará disponível no local para despiste gratuito e sensibilização para a diabetes, um dos flagelos de saúde que mais atinge a população portuguesa e europeia. Um médico e dois enfermeiros prestarão informações e esclarecimentos a todos os interessados, sendo possível efetuar um teste capilar rápido à taxa de açúcar no sangue (glicemia). Este rastreio de consciencialização é realizado em parceria com a Associação de Proteção dos Diabéticos Portugueses.

O Diálogo com os Cidadãos tem uma capacidade limitada, pelo que a inscrição prévia é essencial para que possa garantir a sua presença e colocar as suas perguntas. As inscrições podem ser feitas no sítio Web da Representação da Comissão Europeia em Portugal e a participação em linha requer uma inscrição prévia no sítio Web do Diálogo com os Cidadãos, onde poderá também assistir ao Diálogo via Internet.

O Comissário, logo na sua audiência de nomeação perante o Parlamento Europeu, deixou claras as suas intenções: «Posso resumir as minhas prioridades em três palavras – promoção, proteção e prevenção. A minha principal prioridade será trazer benefícios reais para os cidadãos e apoiar os setores-chave da economia da UE, tal como o setor dos cuidados de saúde – um grande criador de postos de trabalho – e o da indústria agroalimentar que apenas pode prosperar se o comércio se efetuar em condições seguras. Promover a recuperação económica da Europa é um objetivo essencial e estou persuadido que as políticas em matéria de saúde e de segurança alimentar».

A iniciativa Diálogo com os Cidadãos tem por base um desafio do atual presidente da Comissão Europeia, Jean‑Claude Juncker, colocado a todos os Membros do Colégio de Comissários para que «fossem politicamente ativos nos Estados-Membros e no quadro de diálogos com os cidadãos, apresentando e dando a conhecer a agenda comum e escutando e debatendo ideias com as partes interessadas».

Em resposta a este pedido, estão a decorrer em toda a UE diálogos com os cidadãos sob a forma de debates públicos onde os presentes têm a oportunidade de colocar questões diretamente ao Comissário ou mediante participação nas redes sociais com a hashtag #EUdialogues. Os Comissários ouvem a opinião pública e darão resposta às perguntas que lhes forem colocadas.

Esta é a segunda vez que um membro do Colégio se desloca a Portugal para um Diálogo com os Cidadãos, tendo o primeiro sido o vice-presidente Maroš Šefčovič que, em julho do ano passado, participou num diálogo sobre a União da Energia. Naquela altura, o vice‑presidente partilhou o Diálogo com o então ministro Jorge Moreira da Silva, responsável pelo Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Comentários

pub