CCV do Algarve acolheu grupo de «simpáticos e tímidos» cavalos-marinhos

Os cavalos-marinhos já chegaram ao Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro. Representantes desta espécie protegida são as novas […]

Cavalo-marinho CCV do AlgarveOs cavalos-marinhos já chegaram ao Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro. Representantes desta espécie protegida são as novas “estrelas” do centro, que renovou o seu espaço para os acolher, permitindo aos visitantes ver mais de perto estes animais «simpáticos e tímidos».

O aquário de 2 mil litros onde os novos inquilinos do CCV do Algarve foram instalados replica o ambiente inframareal (ambiente submerso) da Ria Formosa. A inauguração desta nova oferta aconteceu durante a Semana da Ria Formosa, que decorreu no início de Abril.

Os cavalos-marinhos agora exibidos pelo CCV do Algarve vieram do laboratório do Grupo de Investigação da Biologia Pesqueira e Hidrobiologia do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, «onde os cavalos marinhos são reproduzidos em cativeiro permitindo o desenvolvimento de estudos tendo em vista à sua preservação em meio natural».

«Com a sua exibição ao público, o CCVAlg pretende evidenciar as fragilidades da espécie e do ecossistema da Ria Formosa, e ajudar a consciencializar a população sobre a importância de preservar e valorizar esta área protegida», revelou o centro.

Para isso, nada melhor do que criar empatia entre o público e os «muito ameaçados e, portanto, protegidos» cavalos-marinhos.

Além de um concurso para dar nome a cada um dos espécimes que vivem, agora, no CCV do Algarve, anunciado pela diretora do centro Cristina Veiga-Pires numa conversa com o Sul Informação, foi lançada uma cadernete digital intitulada «Ria Formosa para todos os curiosos».

A coleção, a que se pode aceder online, que resulta de uma parceria entre o CCV farense, o Parque Natural da Ria Formosa e com a empresa Colara, dá a conhecer «não só a fauna, a flora a geologia desta área protegida mas igualmente o património cultural e as ameaças a este sistema ambiental».

Comentários

pub