Câmara de Aljezur já pendurou cruzes contra prospeção e exploração de petróleo

As cruzes anti-petróleo entregues por um grupo de ativistas à Câmara de Aljezur já foram afixadas nos Paços do Concelho. […]

Cruz contra o petróleo afixadas_Câmara de Aljezur_1As cruzes anti-petróleo entregues por um grupo de ativistas à Câmara de Aljezur já foram afixadas nos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara aljezurense José Amarelinho, que recebeu as duas cruzes vermelhas esta quinta-feira, acabou por as pendurar logo no dia seguinte, optando por não esperar por 29 de Abril, data inicialmente prevista para colocar os objetos, tendo em conta a atualidade do tema.

Ao Sul Informação, José Amarelinho explicou que a ideia era afixar as cruzes com os dizeres «Petróleo e Gás no Algarve: Não obrigado!» no dia da próxima Assembleia Municipal, que acontecerá no final de Abril. Mas «por ser assunto que preocupa as pessoas», decidiu antecipar a adesão da autarquia ao protesto contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

O edil de Aljezur é uma das vozes que se tem insurgido contra as concessões que foram atribuídas, não só no Mar, ao largo do seu concelho, mas também em terra. No caso do grupo de ativistas que ontem entregou as cruzes a José Amarelinho, a principal preocupação vai para a exploração em terra, nomeadamente a eventualidade de vir a ser usado fracking (fraturação hidráulica).

Cruzes anti petróleoNo encontro de ontem com os ativistas, José Amarelinho, que até posou para a fotografia com as cruzes e os ativistas, falou sobre o acompanhamento que a autarquia aljezurense está a desenvolver, em conjunto com o SEPNA da GNR, dos furos que têm estado a ser feitos em diversos pontos do concelho (e não só), teoricamente para encontrar água, mas que os ativistas desconfiam que sejam já atividades de prospeção de hidrocarbonetos. Esses furos estão a ser feitos pela empresa Domus Verdes Empreendimentos Imobiliários, que subcontratou a empresa Fonseca Furos para os levar a cabo no terreno.

O autarca mostra-se empenhado em alertar a população para a questão da prospeção de petróleo e irá promover, no domingo, dia 10 de Abril, um lanche com a população idosa do concelho, onde aproveitará para lhes explicar o que está em causa, com a eventual prospeção e exploração de hidrocarbonetos, no concelho.

Comentários

pub