«As Cartas Ridículas» de Fernando Pessoa sobem ao palco do Lethes

A peça «As Cartas Ridículas», que dramatiza alguma da correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, sobe ao palco […]

1_As_Cartas_Ridiculas

A peça «As Cartas Ridículas», que dramatiza alguma da correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, sobe ao palco do Teatro Lethes, entre os dias 6 a 13 de Abril. Os bilhetes custam entre os 3 e os 10 euros.

A ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve), responsável pela gestão do Lethes e promotora do espetáculo, refere que «à referida correspondência são acrescentados textos de Fernando Pessoa e também do próprio encenador».

«Toma-se por pressuposto dramatúrgico que o senhor Fernando sabe o que está a fazer enquanto a menina Ofélia é enredada no idílio inconsequente de uma paixão sem correspondência. No senhor Fernando, há uma racionalidade com objectivos experienciais que visam servir a sua obsessiva e obstinada produção poética, enquanto que na menina Ofélia há uma participação irreflectida como desígnio de destino. Portanto, o enredo, a manipulação, a “encenação”, são dele. Ela cumpre o que ele determina que se cumpra», explica a ACTA.

A peça, que tem duração de 70 minutos, tem várias sessões. Na terça e quinta-feira é apresentada às 10h00 e às 15h00. Na quarta-feira tem uma sessão única às 10h00. Já na sexta-feira há sessões às 15h00 e às 21h30. No sábado a apresentação da peça é às 21h30 e, no domingo, há matiné às 16h00.

A peça é encenada e adaptada por Paulo Moreira, com texto de criação própria, sobre cartas de Fernando Pessoa. Conta ainda com a conceção, direção artística e produção de Luís Vicente, interpretação de Bruno Martins e Tânia da Silva, desenho e luz de Octávio Oliveira, foto de Rui Serra Ribeiro e conceção cenográfica de Tó Quintas.

Comentários

pub