Algarvio Carlos Martins reconduzido como presidente da Centro Hospitalar Lisboa Norte

O algarvio Carlos José das Neves Martins foi reconduzido como presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte […]

CHLN E CHO FIRMAM PROTOCOLO NA ÁREA DE PSIQUIATRIAO algarvio Carlos José das Neves Martins foi reconduzido como presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), segundo a Resolução do Conselho de Ministros, aprovada ontem, 31 de Março.

O novo órgão de administração do CHLN é ainda integrado pelos vogais executivos Carlos Magno Fontes, Júlio Candeias Pedro, Maria Margarida Lucas (Direção Clínica) e Catarina dos Santos Batuca (Direção de Enfermagem), tendo sido estes três últimos gestores reconduzidos nas suas funções.

Segundo nota do CHLN, na base da nomeação do novo Conselho de Administração, que mantém quatro dos anteriores membros, está a «idoneidade, experiência e competências profissionais destes profissionais para o desempenho dos cargos».

Carlos Martins é natural de Portimão, onde nasceu em 1961. Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Económico e Políticas pela Universidade do Minho, foi presidente da sua Associação Académica na década de 80.

Iniciou a sua vida profissional em 1985, no então Instituto Politécnico de Faro, após o que se seguiram vários cargos a nível regional, nacional e internacional, designadamente autarca no Município de Portimão (1985 a 2001), diretor regional e presidente do Instituto da Juventude (1989 e 1991), representante de Portugal no Comité de Peritos de Juventude da União Europeia e Perito de Políticas Locais no Conselho da Europa de 1990 a 1994, presidente da Região de Saúde do Algarve e coordenador do Gabinete de Relações Externas da Universidade do Algarve de 1996 a 1999.

Em 1999, foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Círculo do Algarve (pelo PSD), suspendendo as funções no período de 2002 a 2005, por posse sucessiva nos XV e XVI Governos Constitucionais, respetivamente, na qualidade de secretário de Estado da Saúde e secretário de Estado Adjunto do Ministro do Turismo.

Em 2005, regressou ao seu lugar de Assessor do Quadro na Universidade do Algarve, pedindo no mesmo ano uma licença sem vencimento para poder exercer funções no setor empresarial privado e iniciar atividade de prestação de serviços de consultoria internacional.

Foi assessor do Ministro da Saúde para as áreas das Relações Internacionais e Cooperação e em Projetos Estratégicos Interministeriais, de maio de 2012 a 20 de fevereiro de 2013.

É autor de vários artigos sobre desenvolvimento sustentável e poder local, economia social e cooperação internacional, turismo e saúde, destinos emergentes e internacionalização empresarial, temas que igualmente tem abordado na qualidade de orador em conferências de âmbito nacional e internacional.

Em 1987, foi distinguido com um Louvor Militar por serviços prestados como Oficial Miliciano de Artilharia da Brigada Mista Independente, em 2000 recebeu um Louvor do Magnífico Reitor da Universidade do Algarve, publicado em Diário da República, em 2003 ganhou o Galardão de «Reconhecimento e Mérito pelo Desenvolvimento e Promoção do Algarve», em 2008 recebeu a «Medalha de Mérito Municipal de Portimão – Grau Ouro» e, em 2009, foi agraciado publicamente pelo Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, «pela sua relevante atuação económica e contribuição na promoção da amizade e dos negócios internacionais na língua portuguesa».

Já era presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que integra o Hospital de Santa Maria, entre outros, desde Fevereiro de 2013.

Comentários

pub