Algarve vai voltar a pedalar “contra” outras cidades e regiões europeias

O Algarve vai voltar a participar no European Cycling Challenge, adiantou hoje a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. A […]

Logo_ECC_1024O Algarve vai voltar a participar no European Cycling Challenge, adiantou hoje a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. A associação de municípios justifica a participação da equipa Algarve com «o sucesso alcançado em 2015», quando perto de 300 ciclistas urbanos e pedalaram mais de 13 mil quilómetros, tendo a região algarvia ultrapassado as cidades de Barcelona e Bristol.

Segundo a AMAL, «a meta definida para este ano pelos parceiros da iniciativa é conquistar mais adeptos e duplicar a distância percorrida em 2015, ano em que se realizaram diversas iniciativas por todo o Algarve».

O European Cycling Challenge é um desafio europeu que alia o uso da bicicleta à tecnologia, através do registo do percurso efetuado numa aplicação gratuita para dispositivos móveis (Cycling365). A iniciativa destaca qual a cidade ou região europeia, entre as participantes, em que mais se opta pela bicicleta para as deslocações do quotidiano.

Bicicletas públicasPara os municípios algarvios, «numa região em que somente 1% das deslocações diárias é feita de bicicleta, o European Cycling Challenge vem motivar o debate público para algumas lacunas ainda existentes no nosso quadro legislativo referente à utilização da bicicleta como meio de transporte principal, nomeadamente o facto do seguro escolar não abranger deslocações efetuadas de bicicleta».

Com a participação do Algarve no ECC 2016, a AMAL pretende «alertar e sensibilizar a comunidade para esta e outras questões, como as condições de circulação do território, enquanto promove, em simultâneo, a utilização de um meio de transporte “verde”, mais económico e o reflexo de um estilo de vida saudável».

O European Cycling Challenge decorre entre os dias 1 e 31 de maio e tem como parceiros os municípios algarvios, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, os Comboios de Portugal, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Algarve, a Guarda Nacional Republicana, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, a Inframoura, a Polícia de Segurança Pública e associações e grupos informais de cidadãos.

Comentários

pub