Algarve é primeira região com o seu Atlas do Património Classificado todo atualizado

O Atlas do Património Classificado e em vias de Classificação no Algarve acaba de ser atualizado, anunciou a Direção Regional […]

Atlas do Património do AlgarveO Atlas do Património Classificado e em vias de Classificação no Algarve acaba de ser atualizado, anunciou a Direção Regional de Cultura. O Algarve é mesmo a primeira região do país com todos os municípios atualizados.

A tarefa de georreferenciação dos bens culturais imóveis foi feita em cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve e contou com a colaboração das Câmaras Municipais, com quem foram celebrados protocolos.

A partir de agora, garante a DRCultAlg, «a atualização será constante, decorrente da evolução jurídica dos bens imóveis – classificação ou vias de classificação».

Encontra-se assim concluída a revisão da cartografia georreferenciada da totalidade dos bens culturais imóveis algarvios que dispõem de proteção legal, com identificação e verificação dos limites dos imóveis classificados e respetivas zonas de proteção.

Essa verificação foi ainda acompanhada pela revisão de muitos dos conteúdos descritivos de cada imóvel na respetiva ficha de identificação disponível na internet.

«Não podendo os imóveis classificados ser alterados sem o parecer (aliás vinculativo) da entidade de tutela, e ficando os licenciamentos de obras e comunicações prévias sujeitos a restrições nas respetivas zonas de proteção, compreende-se o grande interesse em democratizar o acesso dos cidadão a esta informação, naquilo que consideramos ser uma boa prática de gestão do património e de divulgação dos bens culturais da região», salienta a DRCultAlg.

O Atlas pode ser facilmente acedido, através do sítio internet da Direção-Geral do Património Cultural, clicando aqui, onde se pode visualizar e pesquisar o património e zonas de proteção diretamente sobre o mapa ou através da localidade ou endereço, ou selecionando alguns temas de referência.

O Algarve é assim a primeira região portuguesa a disponibilizar na internet informação georreferenciada sobre a totalidade dos seus bens culturais classificados ou em vias de classificação.

Comentários

pub