Algarve Design Meeting muda-se para a Fábrica da Cerveja e ganha mais espaço

Já é um evento de dimensão internacional, que vem juntando, desde há seis anos, designers, marcas, indústria, investigadores, empresas e […]

Faro_fábrica da cerveja_1Já é um evento de dimensão internacional, que vem juntando, desde há seis anos, designers, marcas, indústria, investigadores, empresas e instituições em Faro.

O Algarve Design Meeting (ADM) de 2016 vai decorrer entre os dias 21 e 28 de Maio, na Fábrica da Cerveja, na Vila-Adentro, e contará com um programa diversificado, que inclui conferências, workshops, exposições, cinema e videomapping.

A localização do evento, o emblemático edifício da antiga fábrica da Portugália, na Cidade Velha de Faro, é a grande novidade desta edição deste encontro.

«Num espaço com cerca de 2000 metros quadrados, pretendemos, através das várias atividades (seminários, exposições, workshops, mostra, etc.), continuar a divulgar e promover o design e os audiovisuais, como áreas de inovação e intervenção estratégica, fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico», segundo a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, que organiza o evento, com o apoio institucional de diversas entidades.

Os diferentes espaços que serão utilizados e quem os irá dinamizar podem ser consultados descarregando, em PDF, esta planta da Fábrica da Cerveja.

«Num outro nível, pretende-se que as ideias ganhem forma, os produtos e serviços sejam comercializados e que surjam novas oportunidades de negócio e parcerias, num ambiente informal e plataforma de network na área do design», acrescentou a organização.

O impacto desta iniciativa pode ser medido pelos números das últimas edições. Nos seus cinco anos de existência, o ADM trouxe a Faro mais de 100 oradores, promoveu cerca de 20 workshops, trouxe acima de 2 mil visitantes e envolveu mais de 50 empresas.

Em destaque estará, mais uma vez, o Festival Internacional de Videomapping, na fachada da Sé de Faro, iniciativa muito voltada para a cidade, marcada para dia 28, sábado, às 22 horas.

Além de trabalhos de alunos da ESEC da Universidade do Algarve e da Universidade de Tomas Bata, na República Checa, a população poderá desfrutar de vídeos produzidos por alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Mas o programa vai muito mais além, sempre focado no design. As atividades previstas podem ser consultadas no site do evento, onde serão abertas, em breve, as inscrições para os workshops que se vão realizar.

A Universidade do Algarve não está sozinha na organização do evento, contando com diversos parceiros, nomeadamente: AND – Associação Nacional de Designers, Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Universidade de Tomas Bata – República Checa, Design Council, Design For Europe, Museu Zero e tem o alto patrocínio do Presidente da República.

Comentários

pub