A velha rotunda da Torralta foi demolida, viva a nova rotunda!

A velha rotunda da Torralta, mesmo em cima do areal da Praia de Alvor, foi demolida esta semana…mas apenas para […]

Rotunda e passadiço em imagem 3D
Imagem em 3D da futura rotunda e dos passadiços

A velha rotunda da Torralta, mesmo em cima do areal da Praia de Alvor, foi demolida esta semana…mas apenas para recuar poucas dezenas de metros para o interior (ver imagem em 3D acima), permitindo a recuperação da duna primária, que naquela zona está muito frágil e pode causar problemas de segurança.

As obras, que tanta polémica e desinformação têm gerado nos últimos dias, em especial nas redes sociais, nada têm a ver com o Plano de Pormenor da Praia de Alvor/3 Irmãos, cuja elaboração ainda agora começou, mas antes com um Master Plan para a zona, iniciado em 2007.

Aliás, a relocalização da rotunda da Torralta e a construção de mais 1500 metros de passadiço em madeira, ligando ao já existente junto a Alvor e ao longo da ria, é mesmo a fase final desse master plan, que envolveu diversas entidades, como a Câmara de Portimão, o IPTM, a APA/ARH, o Grupo Pestana e outros grupos empresariais privados.

No âmbito deste master plan, além dos dois troços de passadiço, já antes foi feita a dragagem da barra da Ria de Alvor, com reposição de areias para reforço das praias.

 

Obras na Praia de Alvor_01
Obras de reposição da duna, na praia de Alvor, frente à zona da rotunda

 

Sebastião Teixeira, responsável pela ARH/Agência Portuguesa de Ambiente no Algarve, entidade que coordena a intervenção em curso, explicou ao Sul Informação, em visita ao local em obras junto à Praia de Alvor/Torralta, que o objetivo é «relocalizar a rotunda, afastando a ocupação humana das dunas».

Mas a rotunda não desaparece. Apenas será deslocada mais para o interior, ao mesmo tempo que será ordenado o estacionamento. «As pessoas vão passar a poder ir para a praia comodamente, através do passadiço de madeira. E até vão ter uns banquinhos, também em madeira, para se sentarem a ver o mar», anunciou aquele responsável.

Como naquele local, devido a décadas de pisoteio desordenado, a duna primária estava «muito vulnerável à ação do mar», aliás já quase nem existindo, a intervenção também prevê a reposição da duna, a sua modelação e renaturalização. «Vamos repor o que estava aqui antes de a rotunda ser construída», acrescentou Sebastião Teixeira.

Para isso, as máquinas trabalham já na praia de Alvor, para voltar a colocar na zona a areia que lá falta. «Com esta duna vulnerável como está, para mais com as construções mesmo aqui ao pé, se vier um novo Hércules é aqui que há problemas. Até por razões de segurança é isso que queremos evitar com esta intervenção», garantiu aquele responsável, em declarações ao Sul Informação.

 

Obras na Praia de Alvor_10
Novo troço do passadiço já construído

 

«Visto que estamos a construir aqui um passadiço em madeira, bastaria deixar de haver o pisoteio constante para que o vento tratasse de fazer crescer a duna. Mas nós estamos a antecipar a ação do vento», explicou ainda o geólogo Sebastião Teixeira.

Ao todo, este novo troço do passadiço, que ligará a zona quase no início da Praia dos Três Irmãos até ao estacionamento das palmeiras, junto ao estádio do Alvorense, terá 1,5 quilómetros. A acrescentar aos 3,5 quilómetros de passadiço já existentes junto a Alvor e à ria, serão cinco quilómetros de passadiço quase contínuo, «todos com condições para pessoas com mobilidade reduzida».

A obra do passadiço e da recuperação da duna, a cargo da APA/ARH, bem como a da rotunda, sob a responsabilidade do Grupo Pestana, «deverão estar prontas até ao final do mês e de certeza que o estarão antes do início da época balnear», assegurou Sebastião Teixeira.

Nesta última fase do master plan de Alvor, estão a ser investidos perto de 350 mil euros. Mas, quando as obras acabarem, os portimonenses e os turistas e visitantes terão um passadiço em madeira de cinco quilómetros de extensão (o mais longo em todo o Algarve), bem como uma nova rotunda e estacionamento mais ordenado para utilizar.

 

Veja as fotos das obras em curso e as imagens 3D dos passadiços e da nova rotunda:

Comentários

pub