VRSA apresentou investimentos de 200 milhões de euros na BTL

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou, esta quarta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa, um pacote […]

Antevisão_Frente de mar de Monte Gordo_1
Antevisão da frente de mar de Monte Gordo

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou, esta quarta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa, um pacote de investimentos em novas infraestruturas turísticas no valor de aproximadamente 200 milhões de euros. Dos novos projetos fazem parte a construção de seis novas unidades hoteleiras, ou a requalificação urbanística da frente de mar de Monte Gordo.

Segundo a autarquia, «a operação representa o maior projeto jamais realizado no concelho em equipamentos turísticos e hoteleiros e contempla a construção de quatro hotéis, que dotarão o concelho com cerca de 1500 novas camas».

«Só em novas unidades de alojamento está previsto um investimento de 185 milhões de euros, o que mostra a forte estratégia turística do concelho e permitirá criar dezenas de postos de trabalho», destaca Luís Gomes, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.

Hotel Guadiana_Vila Real de Santo António
Hotel Guadiana

Desta lista, faz parte o projeto de requalificação do centenário Hotel Guadiana, cujas obras vão ter início ainda este mês e vão transformar aquele que foi um dos primeiros hotéis do Algarve numa unidade de charme com 31 quartos.

Segundo a autarquia, «também este ano, irá arrancar a construção do hotel do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. A unidade representa um investimento de 5 milhões de euros e terá tipologia de 4 estrelas ou superior, prevendo-se o início da obra em setembro de 2016. Dará resposta aos mais de 5 mil estágios desportivos acolhidos anualmente pelo complexo desportivo, que são já responsáveis por cerca de 50 mil dormidas/ano no concelho».

Também no segundo semestre deste ano, vai avançar a construção de três unidades hoteleiras de charme, no Centro Histórico de Vila Real de Santo António. Estas unidades, localizadas em plena Baixa Pombalina, «aliam a recuperação do património ao turismo cultural e terão a configuração de um resort a céu aberto».

Do plano apresentado faz ainda parte a construção de um núcleo hoteleiro «de gama superior» na frente de praia de Monte Gordo.

Monte Gordo
Monte Gordo

A Câmara vilarrealense adianta que «o hotel terá vistas espetaculares sobre a baía de Monte Gordo e a Mata Nacional das Dunas Litorais e é uma resposta aos máximos consecutivos de ocupação registados na zona turística de Monte Gordo, cujas taxas médias foram as mais elevadas de todo o Algarve durante o ano de 2015 (top 10 do site Trivago)».

Já no antigo parque de campismo de Monte Gordo vão nascer um conjunto de unidades turísticas, avaliadas em 120 milhões de euros, e será construído um novo empreendimento turístico na frente de mar da zona nascente de Monte Gordo, avaliado em 50 milhões de euros.

Em paralelo, «terá lugar a maior operação de requalificação urbanística jamais realizada na frente de mar de Monte Gordo. A intervenção irá dar origem à criação de um grande passeio marítimo que será dotado por espaços verdes e de lazer, comércio, lojas e restauração», revela a autarquia.

A obra, lançada pela Câmara Municipal de VRSA, vai ter início em setembro de 2016 e «visa cumprir os objetivos previstos no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura – VRSA para aquela área litoral. Estará dividida em duas fases, prevendo-se a conclusão dos trabalhos em maio de 2017».

O custo total da empreitada de requalificação da frente de praia, a que se somará a construção da unidade hoteleira, está avaliado em 15 milhões de euros.

Praia de Monte Gordo ganha nova imagem

Nova marca_Monte GordoÀ requalificação do espaço público irá juntar-se o desenvolvimento da nova identidade visual de Monte Gordo, cuja aplicação será gradualmente efetuada durante a operação de reordenamento da faixa litoral. A nova imagem «inspira-se nas memórias, tradições e valores naturais daquela zona balnear e visa consolidar a marca turística de Monte Gordo».

Praias de Cacela são nova marca turística do concelho de VRSA

Além da nova identidade visual de Monte Gordo, o município de Vila Real de Santo António apresentou, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a nova marca «Praias de Cacela».

O conceito unifica a zona geográfica das praias de Manta Rota, Lota e Cacela Velha/Fábrica, conferindo uma nova identidade gráfica a esta faixa litoral única do município de VRSA, localizada no início do Parque Natural da Ria Formosa.
Apesar de cada praia preservar a sua identidade única, a nova marca pretende afirmar as praias de Cacela como «um lugar ímpar, familiar e natural». Estes são, segundo a Câmara de VRSA, «os atributos que já valeram a estas praias o título de melhores do mundo pelas revistas da especialidade e são umas das razões que justificam a candidatura da sua área envolvente a Património da Humanidade da Unesco».

Comentários

pub