Trinta anos do Jornal de Monchique retratados em exposição

«30 anos na história de Monchique» é o título da exposição fotográfica que o Grupo de Dinamização Cultural «O Monchiqueiro» […]

Jornal de Monchique 30 anos_01«30 anos na história de Monchique» é o título da exposição fotográfica que o Grupo de Dinamização Cultural «O Monchiqueiro» promove no âmbito das comemorações do 30º aniversário do Jornal de Monchique.

A mostra, que estará patente na Galeria de Santo António até 8 de abril, está aberta ao público todos os dias entre as 11h00 e as 13h00 e das 15h00 às 16h30.

Esta iniciativa pretende, através de seis dezenas de fotografias e alguns objetos, mostrar o contributo do Jornal de Monchique para a história local.

Trata-se de 30 assuntos, alguns distribuídos em vários temas e ilustrados por uma ou mais fotografias, que recordam momentos, pessoas e acontecimentos marcantes que, de alguma forma, modificaram a maneira de estar dos monchiquenses.

A exposição mostra desde as catástrofes que assolaram o concelho, como os incêndios e as cheias, às obras que fizeram nascer novos espaços ou melhoradas as condições de outros, nos quais estão representados temas como a construção da atual Escola Básica Manuel do Nascimento ou do Centro Escolar de São Pedro, a estrada de Alferce-São Marcos, o projeto de alargamento do Largo dos Chorões ou o Parque de São Sebastião, entre muitos outros.

Também não faltam as visitas de diversas entidades políticas, os acontecimentos oficiais, as tradições e as festividades religiosas que personificam a identidade local, as feiras anuais que promovem os produtos tradicionais da região e as preocupações com o património histórico-cultural desta localidade.

«São 390 edições de um futuro escrito no passado que já se tornou presente», salienta «O Monchiqueiro», associação proprietária do Jornal de Monchique.

O evento conta com o apoio do Município de Monchique e Junta de Freguesia de Monchique.

 

Fotos de Nelson Inácio:

Comentários

pub