Tradição das celebrações da Quaresma e Semana Santa volta a cumprir-se em Tavira

Tavira volta a celebrar a Quaresma e a Semana Santa com diversas iniciativas de cariz religioso, que decorrerão nas próximas […]

Semana_Santa_arquivoTavira volta a celebrar a Quaresma e a Semana Santa com diversas iniciativas de cariz religioso, que decorrerão nas próximas semanas.

O programa começa já no domingo, dia 13, com a tradicional Procissão dos Passos, estando ainda previstas as procissões do Triunfo em Domingo de Ramos, do Enterro do Senhor e da Ressurreição, nos dias 20, 25 e 27 de março, respetivamente, a Via Sacra (dia 21) e um Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul (27 de março).

Semana Santa TaviraNo domingo, às 16h00, sai à rua a procissão dos Passos, organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, com saída da Igreja de São Francisco. «Este ato religioso surgiu, em Portugal, no século XVI, e simboliza o caminho de Jesus com a cruz às costas, desde o pretório até ao calvário», enquadrou a Câmara de Tavira.

Uma semana depois, a 20 de Março, à mesma hora, tem lugar a procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo.

«Esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta por vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte. Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira», segundo a autarquia.

As celebrações da Semana Santa começam no dia seguinte, 21 de Março, com a Via Sacra, que será promovida pela comunidade cristã de Tavira. Os fiéis vão sair às 21h00 da Igreja de Santa Maria do Castelo em direção à Ermida de Santa Ana e realizarão um percurso composto por catorze estações.

Na Sexta-Feira Santa volta a cumprir-se a tradição da procissão do Enterro do Senhor. A celebração parte da Igreja da Misericórdia, às 21h00. «Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa», explicou a Câmara.

No Dia de Páscoa, há nova procissão, a da Ressureição, agendada para as 10h00 de dia 27 de Março. Neste caso, o ponto de partida è a Igreja de Santa Maria do Castelo. A festa da Páscoa termina com um concerto de Páscoa, pela Orquestra Clássica do Sul, na Igreja do Carmo, às 18h00, numa organização da Câmara Municipal de Tavira e Associação Musical do Algarve.

 

Alguns dados históricos:

Enterro do Senhor 2016A “Procissão do Enterro do Senhor” é o acontecimento religioso mais importante na cidade de Tavira, desde o século XV. Inicialmente a procissão saia do convento de São Francisco, em Tavira.

Com a morte do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, Valentim Themoteo Mendonça e Veiga, em 1808, é atribuída uma herança à Santa Casa, com a condição da Igreja da Misericórdia fazer a procissão na Sexta-Feira Santa.

Após a Implantação da República, em 1910, e por ter sido instituído o Estado laico, a Santa Casa da Misericórdia foi proibida de realizar cerimónias religiosas. A procissão passa então a ser tratada por um grupo de senhoras da cidade que pediram autorização para a fazer.

Quarenta anos depois, por iniciativa do padre da época, a procissão passa a sair da Igreja de Santa Maria, na parte da tarde.

Com a tomada de posse de uma nova Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, em 1985, a cargo do provedor José de Castro e Sousa, a Igreja da Misericórdia é restaurada e retoma a tradição de realizar a Procissão do Enterro do Senhor, durante a noite, tradição essa que se mantém até aos nossos dias.

(Fonte: Santa Casa da Misericórdia de Tavira)

Comentários

pub