Tavira comemora Dia do Pai com missa e concerto na Igreja de S. José

A Igreja de S. José, em Tavira, vai receber, a 19 de Março, Dia do Pai, as comemorações em honra […]

s jose 2016A Igreja de S. José, em Tavira, vai receber, a 19 de Março, Dia do Pai, as comemorações em honra do seu santo padroeiro. Assim, às 10h00 haverá missa solene e às 19h00 concerto com o Grupo Coral de Tavira.

Estas comemorações são promovidas pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira, que desde 2005 tem esta igreja sob a sua alçada, e que manterá as portas do templo abertas ao longo do dia.

A Igreja de São José em Tavira pertence ao Hospital do Espírito Santo, tendo sido mandada construir em 1454, por D. Afonso V.

No século XVIII, as primitivas instalações góticas estavam em ruínas, o que levou à reconstrução da Igreja em 1746 pelo rei D. João V. As obras de reconstrução terminaram em 1752, sob a orientação do arquiteto farense Diogo Tavares de Ataíde, mas arrastaram-se até 1768, devido ao sismo de 1755.

Conta a tradição popular que aquela que antes foi conhecida por Igreja do Espírito Santo mudou de nome para Igreja de São José, em 1721, por causa do milagre com a imagem de São José, que suou sangue três vezes.

Comentários

pub