Se amanhã, dia 18 de Março, vir gente com grandes narizes vermelhos em Portimão, na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes ou nos serviços da Câmara Municipal, não estranhe: isso é o Red Nose Day.
Trata-se de uma iniciativa que teve origem na Inglaterra, em 1988, e desde então não tem parado de crescer. Milhares de pessoas no Reino Unido e nos países do continente africano já foram apoiadas. «Qual a paga por isso? Sabermos que ajudámos alguém a conseguir dar um melhor destino à sua vida», salientam os organizadores da iniciativa na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.
Para tornar este dia mais divertido, todos são convidados a comprar um nariz vermelho, o gesto simbólico deste dia, o qual é dedicado à realização de diversas atividades com o intuito de angariar fundos monetários para apoiar instituições, ou neste caso, criar bolsas de estudo para os alunos carenciados que possuem excelentes notas, dignas de Quadro de Mérito e Excelência.
«Hoje em dia, ter o material escolar é um bem essencial para o desenvolvimento daqueles que serão o futuro do nosso país e é triste e desolador ter alunos na escola que não conseguem ter na sua posse todo o material escolar», explicam os organizadores.
A Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes não poderia ficar alheia a uma iniciativa tão cativante como esta, por isso, um grupo de alunos decidiu realizá-la pela segunda vez. No ano anterior, conseguiram angariar cerca de 600 euros apenas com venda de bolos, venda de narizes e pequenos donativos.
Este ano, o evento decorre em todo o recinto daquela Secundária, com as tradicionais vendas de bolos, sumos e narizes e também com algumas novidades, como a rádio LOL, que irá transmitir música durante os intervalos, coordenada pela equipa do jornal LOL, que organiza o evento, em conjunto com a escola e a Biblioteca Escolar.
A edição deste ano foi alargada à Câmara de Portimão, estando presente a venda de narizes em todos os serviços municipais.
Comentários