RTA lança livro que desafia crianças (e famílias) da região a descobrir o Algarve

O Turismo do Algarve acredita que cada algarvio pode ser um veículo de promoção da região, se conhecer bem o […]

Algarve Quem És Tu RTAO Turismo do Algarve acredita que cada algarvio pode ser um veículo de promoção da região, se conhecer bem o que ela tem para oferecer.

Para despertar este potencial, a RTA lançou o livro infantil «Algarve, Quem És Tu?», com o qual quer chegar, não só aos mais novos, mas também às suas famílias, levando-as à descoberta da região.

O livro, lançado durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, resulta de um trabalho feito internamente, usando a (boa) prata da casa. É que o texto foi escrito por Patrícia Oliveira, da equipa de comunicação da Região de Turismo do Algarve. Já as ilustrações são de Inês Montalvão Prazeres. Esta primeira edição é destinada a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Algarve e só estará disponível na rede de bibliotecas escolares da região.

No livro são divulgados pontos de interesse existentes em todos os municípios do Algarve. A publicação está, de resto, dividida em 16 capítulos, cada qual  dedicado a um concelho diferente. Esta obra conta, não só, uma história passível de entusiasmar os mais novos e aguçar a sua curiosidade (e levá-los a “exigir” aos pais conhecer de perto os locais que lhe são revelados), mas também integra muita informação útil, como contactos e localização dos diferentes postos de turismo da região e, até, um panfleto com os principais eventos anuais de cada um dos concelhos.

No fundo, o desafio que é lançado pela Região de Turismo do Algarve às famílias algarvias é o de aproveitar os tempos livres para conhecer e desfrutar das belezas e pontos de interesse que existem bem perto delas. Além do enriquecimento pessoal e do tempo bem passado, isto também contribuiria para «um aumento da cultura turística da população em geral», defendeu o presidente da RTA Desidério Silva.

Até porque há muitos algarvios que não conhecem alguns dos “segredos” da região – que, como ilustra a entidade no seu slogan, são bem famosos lá fora.

 

Algarve Quem És Tu RTA

 

«Somos uma região turística muito forte e é preciso introduzir nas escolas alguma formação nesta área. Os miúdos têm uma grande capacidade de absorção de informação e é bom que eles saibam que nos concelhos em que vivem há vários motivos de interesse, e no território em redor há outros que os complementam», enquadrou Desidério Silva, presidente da RTA.

«Eles próprios podem chamar os pais a visitar os outros municípios e a conhecer essa oferta. Muitas vezes, são as crianças os principais impulsionadores e levam as famílias a conhecer novos locais», acrescentou.

Ao sair de casa, para conhecer os atrativos de outros concelhos do Algarve, os turistas algarvios também «acabam por estimular a economia local, porque acabam sempre por consumir alguma coisa, e ganham uma cultura de turismo, o que é muito importante».

A primeira edição do livro, com mil exemplares, será distribuída pelas escolas de 1º ciclo do Algarve, ao abrigo de um protocolo assinado entre a RTA e a delegação algarvia da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares. Na calha, estão apresentações animadas do livro, nas escolas, para o promover e aguçar a curiosidade dos mais novos.

Uma eventual segunda edição do livro já será disponibilizada para venda e deverá contemplar versões noutras línguas, nomeadamente espanhol e inglês.

Comentários

pub