Produção audiovisual em Loulé teve retorno de mais de 1 milhão de euros

O Loulé Film Office apoiou em 2015 24 produções de Cinema, Televisão, Publicidade ou Fotografia que tiveram um «retorno financeiro […]

Produções do Loulé Fim Office (3)O Loulé Film Office apoiou em 2015 24 produções de Cinema, Televisão, Publicidade ou Fotografia que tiveram um «retorno financeiro direto estimado de mais de 1 milhão de euros para o Algarve», anunciou hoje a Câmara Municipal louletana.

O Loulé Film Office é uma estrutura da autarquia, que tem por missão promover o concelho como destino de produção de Cinema, Televisão, Publicidade e Fotografia.

A maior parte destas produções dizem respeito a publicidade comercial e institucional, seguindo-se as produções televisivas, sessões de fotografia, videoclips e cinema, com a realização de uma longa-metragem.

A par de Portugal, destaca-se o Reino Unido como o país que mais produções realizou no concelho de Loulé em 2015, num total de seis. Há ainda a referir a Bélgica, a Alemanha a Holanda e o Brasil que também realizaram trabalhos de produção audiovisual em território louletano.

De entre as realizações, destaca-se a longa-metragem portuguesa “Leviano”, a publicidade Chi Ice Tea (Reino Unido), um dos episódios do programa televisivo da BBC “Celts” ou as temporadas completas dos programas “Ex on the Beach”, da MTV, e “Die Bachelorette”, da RTL.

Os 192 dias de rodagem no concelho de Loulé no ano passado envolveram 406 pessoas residentes e 289 não residentes no Algarve, contribuindo, desta forma, para combater a sazonalidade na região, sobretudo nos meses de abril a junho, considerados como os mais fortes em termos de produção audiovisual, de acordo com os dados do Loulé Film Office.

Produções do Loulé Fim Office (5)Em termos de impacto na economia local, o período destas rodagens gerou cerca de 6500 dormidas e 17500 refeições.

No cômputo geral, estima-se um retorno financeiro direto que ultrapassa 1 milhão de euros, não só para o concelho, mas para a economia algarvia, para além da visibilidade da região.

O Loulé Film Office foi apresentado oficialmente em 2015, com objetivo de promover o Algarve, em particular o concelho de Loulé, como local para a realização de produções audiovisuais, tanto nacionais como internacionais, contribuindo para o desenvolvimento do setor do cinema, multimédia e audiovisual na região.

Na altura, foi celebrado igualmente um protocolo de cooperação com a Algarve Film Commission.

Pretende captar filmagens e produções fotográficas, referenciar o Município de Loulé como um destino privilegiado com multiplicidade cénica e capacidade logística, incentivar um movimento local de produção.

Em paralelo, o Loulé Film Office realiza anualmente a “MONSTRARE – Mostra Internacional de Cinema Social”, o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema sobre temáticas sociais, e o “Filmes com Estrelas – Ciclo de Cinema Português ao Ar Livre”, que durante os meses de verão leva a sétima arte às freguesias do Concelho. É da responsabilidade deste projeto também a coordenação de toda a comunicação audiovisual da Câmara Municipal de Loulé.

No ano de 2014, o Loulé Film Office apoiou 10 produções, em 2015 foram 24 produções, e este ano conta já com cinco produções.

Para breve, está prevista a rodagem de uma produção cinematográfica britânica que conta com um elenco de renome mundial.

 

Comentários

pub