Preservação de páginas web motiva conferência no ISMAT em Portimão

A preservação das páginas web é o tema da conferência de Daniel Gomes, da Fundação para a Computação Científica Nacional, […]

internetA preservação das páginas web é o tema da conferência de Daniel Gomes, da Fundação para a Computação Científica Nacional, marcada para 17 de Março, às 17h00, no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão. Trata-se de mais uma sessão do ciclo «Entre Arquivos».

Na conferência, Daniel Gomes vai apresentar o projeto que iniciou e coordena, o arquivo.pt, da unidade Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Todos estão convidados a participar e a refletir sobre esta temática. A entrada é livre e com direito a certificado de participação.

A Web foi idealizada como um meio de comunicação rápido, mas tem vindo progressivamente a substituir a imprensa como meio privilegiado de publicação. Cada vez existem mais publicações que são exclusivamente disseminadas através da Web.

Contudo, a Web padece de um problema grave como meio de publicação e disseminação de conhecimento: a informação nela publicada é extremamente efémera.

O arquivo da Web, além de contribuir para preservar conhecimento científico e histórico, permite também que cidadãos comuns mantenham as suas memórias enquanto indivíduos.

A publicação na Web quebrou barreiras económicas e geográficas ao conhecimento, mas a natureza efémera da Web poderá fazer com que se quebre o acesso ao próprio conhecimento. «Cabe-nos a responsabilidade de fazer com que a informação publicada em-linha permaneça acessível para a gerações futuras», salientam os organizadores da conferência.

O Arquivo.pt é um serviço público e gratuito que arquiva e preserva conteúdos da Web relevantes para a comunidade portuguesa. Em http://www.arquivo.pt qualquer pessoa pode pesquisar informação arquivada da web desde 1996.

Daniel Gomes iniciou e coordena o serviço Arquivo.pt na unidade Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

É investigador na área de pesquisa e preservação de informação publicada na web desde 2001. Tirou o seu doutoramento pela Universidade de Lisboa em 2007.

Saiba como preservar a sua página de internet através do projecto ARQUIVO.PT:

Comentários

pub