Mundo encantado da literatura infanto-juvenil invade escolas de Portimão na 10ª Semana da Leitura

As Bibliotecas Escolares do concelho de Portimão vão ser palco, de 7 a 14 de março, da 10ª edição da […]

cidália bichoAs Bibliotecas Escolares do concelho de Portimão vão ser palco, de 7 a 14 de março, da 10ª edição da Semana da Leitura com a participação de três escritores: Carlos Canhoto, Daniel Completo e Cidália Bicho.

Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura com o intuito de celebrar a leitura e os livros, este ano sob o mote “Elos de Leitura”.

Nesta 10ª edição da Semana da Leitura, convidam-se mais uma vez, as escolas a celebrar a leitura, o prazer de ler e a criarem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS de Leitura.

O escritor Carlos Canhoto marcará presença nos jardins-de-infância nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de março. Através da leitura de três obras, “Pirá”, “Serei uma Plantinha Daninha?” e o “Anuro, Sapo Sapinho, Sapo Sapão”, levará à interiorização das crianças de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, proporcionando assim, um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais.

Os estabelecimentos abrangidos são os jardins-de-infância da Figueira, Mexilhoeira Grande, Chão das Donas, Coca Maravilhas, Vendas, Pontal, Fojo, Pedra Mourinha, Major David Neto, Alvor, Montes de Alvor e Quatro Estradas.

Daniel Completo trará aos alunos do 1º Ciclo, entre 7 e 11 de março, duas obras “O Som das Palavras” e “O Eco da Ecologia”.

Este encontro específico promove o estudo e a divulgação das obras deste escritor, que foram selecionadas no início do ano letivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e a comunidade educativa. O estudo das obras do autor foi integrado nas atividades da escola e da biblioteca, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro.

As escolas do 1º ciclo abrangidas são: EB 1 Coca Maravilhas, EB 1 Vendas, EB 1 Pontal, EB 1 Chão das Donas, EB 1 Pedra Mourinha, EB 1 Alvor, EB 1 Montes de Alvor, EB 1 Mexilhoeira Grande e EB 1 Major David Neto.

carlos canhotoPara os alunos do 2º ciclo, o encontro será com a escritora Cidália Bicho, com a apresentação do seu livro “As Três Fortunas do Lobo Lobão”, no dia 14 de Março, nas escolas do 2º Ciclo: EB23 D. Martinho Castelo Branco e EB23 Eng.º Nuno Mergulhão.

Na 10ª edição da Semana da Leitura, sugere-se que, «a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo elos que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas».

Esta é uma ação de promoção do livro e da leitura da iniciativa da BMMTG, em colaboração com as Bibliotecas Escolares do concelho de Portimão, que realça a importância de como uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro, pela história e pela leitura.

Comentários

pub