Ministros da Saúde e do Ensino Superior visitam Algarve

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o da Saúde visitam o Algarve esta sexta-feira, dia 11 de […]

ministrosOs ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o da Saúde visitam o Algarve esta sexta-feira, dia 11 de março, no âmbito de um projeto comum de promoção do desenvolvimento e modernização do ensino médico e da investigação clínica num quadro de cooperação entre instituições, envolvendo médicos, docentes, investigadores e estudantes.

O ministro Manuel Heitor e o ministro Adalberto Campos Fernandes apresentam o novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve), que entrou em funções esta quinta-feira, com o qual se vão reunir, juntamente com o reitor da Universidade do Algarve, com vista ao desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, um consórcio entre a UAlg e o CHAlgarve.

O Programa do Governo determina como objetivo a melhoria da articulação entre as funções assistenciais, de ensino, de formação pré e pós-graduada e de investigação em universidades, politécnicos e laboratórios de estado, bem como o apoio à investigação científica, nas suas vertentes clínicas, de saúde pública e de administração de serviços de saúde.

Durante a tarde o ministro Manuel Heitor retoma as visitas que tem realizado às universidades e politécnicos e nesse sentido reúne-se com a reitoria, as direções, os docentes e os investigadores das Unidades Orgânicas do subsistema politécnico da UAlg e com as empresas da região que são exemplos de cooperação entre o subsistema politécnico e o setor empresarial.

Entretanto, o ministro da Saúde, tal como o Sul Informação já tinha noticiado, terá também uma reunião, às 11h00, na sede da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, com os 16 presidentes de Câmara da região.

 

Agenda conjunta dos dois ministros:

Auditório do Centro Hospitalar do Algarve – Unidade Hospitalar de Faro

9h30 – 10h30

  1. Apresentação do Plano da Região de Saúde do Algarve

Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, Dr. João Moura dos Reis

Digníssimo Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor António Branco

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor

  1. Apresentação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, EPE

Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes

10h30 – 11h00 

Reunião entre Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministro da Saúde, com a participação de médicos, docentes, investigadores e estudantes.

11h00 -11h30

Reunião do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ministro da Saúde, com a participação do Reitor Universidade do Algarve e membros do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, com vista à criação do Centro Académico de Medicina do Algarve (Consórcio entre a Universidade do Algarve e Centro Hospitalar do Algarve).

 

Agenda do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:

Escolas politécnicas da Universidade do Algarve, no Campus da Penha

12h00 – Reunião de trabalho com a reitoria e as direções das Unidades Orgânicas do subsistema politécnico da UAlg

13h00 – Almoço na cantina do Campus da Penha

14h00 – Reunião de trabalho alargada aos docentes e investigadores do subsistema politécnico da UAlg

15h15 – Contacto com empresas da região e exemplos de cooperação entre o subsistema politécnico e o setor empresarial;

16h30 – Encerramento dos trabalhos

 

Comentários

pub