Ministra Ana Paula Vitorino visita o Algarve para valorizar Economia do Mar

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino e o secretário de Estado das Pescas José Apolinário deslocam-se amanhã e depois, […]

ana paula vitorinoA ministra do Mar Ana Paula Vitorino e o secretário de Estado das Pescas José Apolinário deslocam-se amanhã e depois, dias 17 e 18, ao Algarve, iniciando a visita de trabalho em Faro, com o contacto direto com os centros de investigação e investigadores da área do mar e reunindo-se também com o reitor da Universidade do Algarve.

A transferência de conhecimento das universidades para a pesca e aquicultura e o lançamento das medidas do programa MAR 2020, dirigidas à aquicultura e à inovação, constituem o enfoque principal desta visita.

Ainda no mesmo dia, a ministra do Mar irá reunir-se com a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, para debater com os autarcas dos 16 municípios a descentralização, as políticas do Mar e a proximidade da intervenção municipal nos domínios dos portos e frentes ribeirinhas.

Na sexta-feira, o dia será dedicado às empresas, ao “fazer acontecer” da Economia do Mar, com visitas de trabalho a empresas do setor e a projetos inovadores.

Assim, a ministra Ana Paula Vitorino tem prevista uma visita à Sparos, empresa spinoff da Universidade do Algarve, de rações para aquacultura, à Sun Concept, empresa que produziu um protótipo de embarcação a energia solar, à Conserveira do Sul, empresa de conservas e patés de peixe, com uma grande aposta na exportação, e à Nautiber, empresa de construção de barcos de recreio e de pesca, em Vila Real de Santo António.

A visita terminará com uma reunião de trabalho com o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sobre a requalificação da frente ribeirinha vilarealense.

Comentários

pub