Marinha coordenou evacuações médicas de dois navios ao largo de Sagres

A Marinha Portuguesa coordenou evacuações médicas a partir de duas embarcações que navegavam ao largo do Cabo de São Vicente, […]

Helicoptero FAPA Marinha Portuguesa coordenou evacuações médicas a partir de duas embarcações que navegavam ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres.

Hoje, durante a noite, foi evacuado um passageiro do navio Oceania que estava doente. Ontem, quarta-feira, um tripulante de nacionalidade filipina do navio Amalie Essberger já tinha sido trazido para Faro, igualmente por questões de saúde.

Durante a noite de hoje, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu um pedido de evacuação urgente de um passageiro, emitido pelo comandante do navio Oceania, que navegava a 70 milhas a Sudoeste do cabo de São Vicente.

Centro de Coordenação de Busca e Salvamento MarítimoA situação do doente, de 64 anos, foi avaliada pelo INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), que apurou que o homem «apresentava sintomas de pneumonia, falência renal e hipertensão». Desta forma, foi acionado um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa, que resgatou o doente e o levou até ao Aeroporto da Portela, em Lisboa.

O navio de passageiros tinha largado de Arrecife, Arquipélago das Canárias (Espanha) no dia 22 de março e tem como destino o porto de Lisboa, onde irá atracar amanhã, dia 25 de março.

No dia anterior, as mesmas entidades já tinham estado envolvidas numa outra operação de salvamento, neste caso,  de um tripulante da embarcação Amalie Essberger. Este navio estava a navegar a 65 quilómetros a Oeste do Cabo de são Vicente, quando foi lançado um alerta para as dificuldades com que se debatia um dos membros da tripulação, com 33 anos. O homem «apresentava sintomas de uma possível pancreatite ou colecistite», pelo que foi pedida, pelo comandante do navio, a sua evacuação urgente.

«A evacuação do tripulante foi executada com sucesso pelas 11h52, tendo o helicóptero aterrado pelas 12h40 no heliporto do Hospital de Faro», segundo a Marinha Portuguesa.

A embarcação de onde foi retirado o paciente largou de Ferrol (Espanha) no dia 21 de março, tendo como destino o porto de Cartagena (Espanha), onde atracará amanhã, dia 25 de março.

Comentários

pub