Marcha Corrida e Trail da Ria Formosa prometem domingo desportivo em Faro

A 17ª Marcha Corrida e o 2º Trail da Ria Formosa decorrem este domingo (dia 20), no terreno da Concentração Internacional de Motos […]

12654248_783664421765935_4219650523285913410_n

A 17ª Marcha Corrida e o 2º Trail da Ria Formosa decorrem este domingo (dia 20), no terreno da Concentração Internacional de Motos (Vale das Almas), em Faro, às 10h00. As inscrições para a Marcha Corrida terminam amanhã.

O percurso da Marcha Corrida (de lazer) tem 7 ou 10 km e, o do Trail (de competição), 20 km.

Este ano, o evento tem algumas novidades para os participantes que pretendam, não só praticar desporto, mas também aproveitar algum tempo de lazer com as suas famílias.

Por isso, a Câmara de Faro, com a colaboração de mais de duas dezenas de entidades concelhias associativas e empresariais, preparou um espaço de descanso, de picnic (streetfood, café, produtos regionais) e de multidesportos.

«Este pretende ser um momento de confraternização entre todos os participantes, mas mais que isso, um momento que ambiciona despoletar uma consciencialização para a prática da atividade física e do desporto», refere a Câmara de Faro.

A autarquia disponibiliza também transporte gratuito até ao Vale das Almas, entre as 8h00 e as 9h30, com partida do Teatro das Figuras.

A Marcha Corrida da Ria Formosa é um projeto que, segundo o autarquia farense, pretende «tornar o munícipe “mais ativo” e generalizar a prática desportiva, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida».

12c9f3e2-5e06-4274-8940-453488a65b87Já a 2º edição do Trail da Ria Formosa «surge da vontade dos participantes de edições anteriores, que preferem a vertente de corrida».

O percurso coincide com o da Marcha nos primeiros quilómetros e, a partir daí, percorrerá a zona do Ludo, junto da Ribeira de São Lourenço e das matas de Gambelas, regressando novamente ao Vale das Almas.

«Preparámos um percurso variado e exigente nestes 20 km com grande variedade de pisos (estradões de terra, um pouco de estrada, e trilhos de terra e areias), mas com poucos declives», refere a organização da prova, que contabiliza 139 inscritos.

No final da prova de Trail, vai ser oferecido um troféu aos primeiros 3 classificados (femininos e masculinos).

O evento conta ainda com a presença da Guarda Nacional Republicana de Faro (GNR) que, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), vai assinalar o “Dia Mundial da Árvore e da Floresta”.

A GNR, que vai assinalar a data com a plantação de uma árvore, salienta a necessidade «de transmitir uma mensagem de sensibilização para a importância da floresta e para os riscos que lhe estão associados», diz o Comando Territorial

No ano passado, este evento registou mais de 4000 participantes, demonstrando que «ano após ano, o estatuto de melhor marcha do calendário, quer pela beleza do local onde a atividade se realiza, quer pela cuidada organização do evento», conclui a autarquia.

Comentários

pub