Loja do Munícipe em Faro «aumenta produção e reduz tempos de espera»

A Loja do Munícipe de Faro, a funcionar na Loja do Cidadão no Mercado Municipal da capital algarvia, faz um […]

mercado de faroA Loja do Munícipe de Faro, a funcionar na Loja do Cidadão no Mercado Municipal da capital algarvia, faz um balanço «extremamente positivo» da sua atividade em 2015, registando um «aumento significativo de munícipes atendidos e uma considerável redução dos tempos de espera».

Com efeito, no ano de 2015, verificaram-se 21.370 atendimentos, o que representa um aumento de 2,95% em relação à totalidade dos atendimentos efetuados em 2014 (20.757). O número médio de utentes atendidos em cada dia útil subiu assim de 82 para 85.

Ao mesmo tempo, e ao contrário do que seria de esperar perante a crescente afluência, verificou-se um significativo decréscimo dos tempos médio de espera geral. Em 2015, este tempo diminuiu para metade em relação ao ano anterior, sendo que foi registado um tempo médio de espera de 3 minutos e 48 segundos, enquanto 2014 cada utente tinha que aguardar em média 6 minutos e 39 segundos.

A Câmara de Faro salienta que este dado, sendo do agrado dos munícipes em geral, reflete ainda a evolução que se vem assinalando na produção deste atendimento desde a sua abertura em Abril de 2009 – em 2011, por exemplo, o tempo médio de espera geral era de 8 minutos e 40 segundos.

No que diz respeito ao tipo de atendimentos, 64,98 por cento foram relativos a Taxas e Licenças (13887 munícipes), 26,96 por cento foram relativos a Urbanismo (5.761 munícipes) e 8,06 por cento reportaram a “outros – certificados de registo de cidadãos da União Europeia” (1.722 munícipes).

A Câmara de Faro salienta também o aumento significativo, em 2015, de cobrança pela Loja do Munícipe, de 41,51 por cento.

«Este é, de resto, o efeito aguardado do aumento do atendimento único da Loja e eventualmente do clima de retoma económica que o concelho experimenta nos tempos mais recentes», comenta a autarquia.

Por outro lado, garante, «o aumento da eficácia do Município nesta área deve-se em grande medida ao espírito de colaboração dos munícipes farenses, que rapidamente se adaptaram à existência de um balcão único, onde podem tratar de praticamente tudo o que tem a ver com a sua relação com a autarquia».

A Loja do Munícipe veio revolucionar o atendimento público da autarquia, concentrando num único espaço a maioria dos balcões até agora distribuídos por espaços físicos diferenciados, poupando tempo e transtornos aos munícipes que, de outra forma, tinham que percorrer vários locais para resolver os seus problemas.

Como agora se comprova, este é um serviço de muita qualidade, que consegue hoje dar resposta rápida aos atendimentos diários, mesmo nos momentos em que a afluência de munícipes é maior.

A Loja do Munícipe funciona de segunda a sexta-feira na Loja do Cidadão (Edifício do Mercado Municipal) entre as 9h00 e as 17h00.

Comentários

pub