Livro do olhanense João Peres sobre a Guerra do Ultramar apresentado no sábado

O livro «Memórias: Combatentes na Guerra do Ultramar», do olhanense João Peres, vai ser apresentado no sábado, 2 de Abril, […]

Guerra do Ultramar GuinéO livro «Memórias: Combatentes na Guerra do Ultramar», do olhanense João Peres, vai ser apresentado no sábado, 2 de Abril, às 15 horas, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de Olhão.

Antes da sessão de apresentação desta publicação, uma edição da Liga dos Combatentes – Núcleo de Olhão, será inaugurada a exposição de fotografia «Na Guerra do Ultramar», no espaço da Galeria da Biblioteca.

Segundo o autor, a obra «pretende ser um contributo para deixar “memória” nas bibliotecas públicas e muito especialmente no seio das famílias dos intervenientes».

«Os combatentes do Ultramar merecem o maior respeito das gerações pós 25 de Abril, que devem identificar-se com estes testemunhos e prestar um sentido reconhecimento a tanto esforço, a tanto sacrifício, a tantos mutilados e a todos os que caíram no teatro de guerra ou por sua causa», acrescentou João Peres.

A Câmara de Olhão adiantou, por seu lado, que o livro fala «da nefanda guerra do Ultramar para revelar as condições, os perigos, as vicissitudes, os desgostos, a camaradagem, o heroísmo, que os militares das Forças Armadas viveram em cenários dramáticos nos territórios de Angola, Guiné e Moçambique».

Comentários

pub