Lagos assinala Dia dos Monumentos com visita guiada pelo atleta Carlos Cabral

Uma visita guiada pelo próprio atleta Carlos Cabral pela exposição retrospetiva da sua carreira desportiva, marcada para as 11h00 e […]

DIA INTERNACIONAL dos MONUMENTOS e SÍTIOSUma visita guiada pelo próprio atleta Carlos Cabral pela exposição retrospetiva da sua carreira desportiva, marcada para as 11h00 e as 15h00 de dia 16 de Abril, no Estádio Municipal, será o ponto alto das comemorações, em Lagos, do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Para participar nestas visitas comentadas à exposição «Carlos Cabral – 50 anos de glórias desportivas», os interessados devem inscrever-se até ao dia 14 de abril, no Museu Municipal Dr. José Formosinho, através do telefone 282 762 301 ou do email [email protected].

Este ano, o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, é “Desporto, um Património Comum”. O Município de Lagos vai, uma vez mais, associar-se a esta iniciativa e organizou um programa de atividades em torno desta temática, que acontece entre os dias 16 e 24 de abril.

Assim, também no dia 16, mas às 21h30, haverá o concerto “Barroco em Talha Dourada”, na Ireja de Santo António. O palco é um edifício genuinamente barroco, classificado como Monumento Nacional desde 1924. O ciclo resulta de uma parceria entre a autarquia e a Academia de Música de Lagos. O acesso é gratuito, mas condicionado ao número de lugares sentados (80).

17 de Abril será um Dia Aberto no Museu e no Forte da Bandeira, com entrada gratuita, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

No dia 23, entre as 15h00 e as 18h00, decorrerá a visita orientada “A História do concelho contada pelo seu Património”, que tem como ponto de encontro a Avenida dos Descobrimentos (perto dos CTT). Trata-se de uma visita orientada ao património natural e religioso das vilas de Odiáxere e da Luz, inserida no ciclo «Passeios com História – 2016».

O acesso é gratuito, mas a inscrição prévia obrigatória tem que ser feita até oito dias antes do evento. Informações e inscrições através do Posto de Informação Turística e Municipal, pelo telefone: 282763031 ou email [email protected].

Uma caminhada de oito quilómetros, denominada Rota do Património Desportivo, que começa às 10h00 e termina às 13h00, com partida do Estádio Municipal, é a proposta para dia 24 de Abril.

A caminhada é aberta à comunidade em geral, que tem como finalidade dar a conhecer alguns dos equipamentos desportivos da cidade, numa perspetiva cultural e desportiva.

O acesso gratuito, mas com inscrição prévia obrigatória (até dia 8 de abril). Informações e inscrições através do Museu Municipal Dr. José Formosinho, telefone: 282770020 ou email [email protected].

A organização recomenda o uso de protetor solar e calçado confortável, bem como a posse de água e de alimentos energéticos.

Entretanto, entre 18 e 24 de Abril, haverá peças em destaque no Museu Municipal Dr. José Formosinho, junto às quais será colocado um distintivo alusivo à temática do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deste ano, aludindo à relação entre o tema e a peça. Na página de Facebook do Museu, será disponibilizada informação sobre as peças.

A temática deste ano – “Desporto, um Património Comum” – lançada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), tem como objetivo prioritário o enaltecimento da importância cultural e social do desporto, assinalando «o papel insubstituível de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades»1, e o realçar das diferentes formas de património associado ao desporto (edifícios, locais, tradições, práticas e objetos de diversas naturezas).

Acima de qualquer outra finalidade, está em causa a necessidade de «alertar e sensibilizar para a importância do conhecimento, da proteção e da valorização do património».

As temáticas escolhidas para este ano dão azo a que se prepare uma multiplicidade de atividades, alusivas a vários tipos de património. Sob o mote “Desporto, um Património Comum”, podem ser evocados «estádios, pavilhões gimnodesportivos, piscinas, equipamentos escolares, museus, hipódromos, circuitos, sítios e artefactos arqueológicos, aparelhos desportivos, trajes e acessórios, troféus, cartazes, pinturas, esculturas, postais, selos, jornais, fotografias, filmes, arquivos de imagem e de som, jogos tradicionais».

Comentários

pub