Jovens com deficiência intelectual assumem “Compromisso” de servir bem no seu restaurante

A Páscoa aproxima-se e, na cozinha do restaurante “O Compromisso”, localizado na rua com o mesmo nome, em Faro, confeciona-se […]

Rúben Rocha a preparar folares
Rúben Rocha a preparar folares


A Páscoa aproxima-se e, na cozinha do restaurante “O Compromisso”, localizado na rua com o mesmo nome, em Faro, confeciona-se folares. As portas do restaurante pedagógico da Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais
abriram ao público, pela primeira vez, na passada sexta-feira, e o espaço e os formandos da associação esperam novas oportunidades para servir clientes.

Enquanto não abrem para mais uma jornada, o trabalho na cozinha não pára e, em breve, haverá um mercadinho onde os folares que estão a ser preparados vão ser vendidos. Rúben Rocha, de 18 anos, é um dos alunos do curso de cozinha e não faz por menos: «quero ser cozinheiro! O meu objetivo, desde criança, é o de ser o melhor cozinheiro mundo!».

AAPACDM restaurante (6)
Nuno Rosa, formador da equipa de cozinha

Experiências como a que viveu na passada sexta-feira, em que cozinhou para a sala cheia, vão ajudá-lo a chegar a esse objetivo: «primeiro, começamos por baixo e vamos trabalhando para chegar até cima. Na sexta-feira, fizemos canapés de bacalhau e pimento, strogonoff de manga… tanta coisa que não me lembro de tudo de cor. Aqui estamos sempre a fazer qualquer coisa, nunca estamos parados», conta ao Sul Informação.

Rúben Rocha tem mais oito colegas que repartem com ele as tarefas na cozinha, enquanto Nuno Rosa é o formador desta equipa de futuros cozinheiros. «São um grupo de miúdos com muitas potencialidades, podem chegar onde quiserem, se tiverem vontade», garante.

AAPACDM restaurante (10)«Aqui, eles aprendem como é trabalhar no mundo real, procuramos mostrar como é “lá fora”. Temos as nossas dificuldades, mas o objetivo é um serviço cinco estrelas. É um desafio aliciante e, ao olharmos para as pessoas, mesmo aquelas que não expressam satisfação com palavras, mostram sorrisos», acrescenta o formador.

Sobre a experiência de orientar a cozinha deste restaurante pedagógico no dia da inauguração, Nuno Rosa diz que «foi muito boa, porque fizemos um ótimo serviço. Nestes contextos, os formandos querem fazer sempre melhor, dão sempre tudo o que têm. Correu tudo muito bem, estiveram todos à altura».

Carlos Figueira, o presidente da AAPACDM, explica que a ideia de criar este restaurante pedagógico «surgiu numa perspetiva de incrementar o grau de empregabilidade destes jovens, colocando-os a treinar em contexto próximo do mercado, com uma vivência da vida real, sujeitos ao stress».

Além dos formandos de cozinha, os do curso de empregado de mesa são os outros trabalhadores do restaurante “O Compromisso”, o que perfaz uma equipa de cerca de 15 pessoas.

Segundo Carlos Figueira, outro dos objetivos deste projeto é «sensibilizar a sociedade civil para as capacidades destes jovens, que são muitas e reais».

AAPACDM restaurante (8)
Carlos Figueira, presidente da AAPACDM

É por isso que o restaurante “O Compromisso” quer receber qualquer pessoa que esteja interessada em experimentar uma refeição, que até pode ser preparada por um potencial “melhor cozinheiro do mundo”. «Nesta fase, qualquer pessoa pode fazer uma marcação, entrando em contacto connosco, e nós trataremos de organizar o espaço. Podem ligar-nos, dizem-nos o número de pessoas, e nós agendaremos o dia e a hora. Podem manifestar preferências e a refeição será preparada, também, de acordo com o preço acordado», explica Carlos Figueira.

Além disso, há o objetivo de dinamizar o espaço com refeições temáticas, dedicadas, por exemplo, à dieta mediterrânica e todos os meses haverá uma refeição solidária.

O dirigente da associação realça que estes são jovens que «já trabalharam em eventos de alguma magnitude. No ano passado, no aniversário da AAPACDM, serviram 120 refeições».

Se os formandos saírem bem preparados da AAPACDM, «é possível estreitar o hiato entre a realidade e o trabalho que fazem aqui. Nós temos parcerias com espaços como o Epic Sana, o Hilton ou a Escola de Hotelaria e Turismo. A ideia é que, depois de colocados, possam conservar o seu posto de trabalho», conclui Carlos Figueira.

«O Compromisso é o nosso lema», lê-se. Agora pode também ser o “seu” restaurante. Os contactos para marcações para o restaurante pedagógico da AAPACDM podem ser feitos através do telefone 289880700, ou dos e-mails [email protected] ou [email protected].

 

 

Comentários

pub