Freguesia de Ferragudo instala caixa multibanco para servir população e turistas

A Junta de Freguesia de Ferragudo instalou uma caixa multibanco no mercado da vila, acessível 24 horas, fruto da parceria […]

caixa multibanco em ferragudoA Junta de Freguesia de Ferragudo instalou uma caixa multibanco no mercado da vila, acessível 24 horas, fruto da parceria com o Novo Banco.

A instalação do multibanco representou um investimento de cerca de 10 mil euros por parte da Junta de Freguesia, que teve de remodelar as casas de banho públicas do mercado e disponibilizar espaço especifico para o ATM, bem como os custos de instalação e configuração do equipamento.

Luís Alberto, presidente daquela autarquia, explica que «a premente necessidade dessa instalação é fruto do encerramento de duas das três caixas ATM anteriormente existentes, que serviam a Vila».

O autarca lamenta que, «por mais esforços que sejam efetuados a fim de colmatar a ausência de determinados serviços, não foi possível ainda voltar a reabrir uma agência bancária» em Ferragudo.

Esta vila do concelho de Lagoa, tal como muitas outras localidades, tem vindo, nos últimos anos a ser desprovida de serviços públicos, tendo a Junta assumido muitas dessas funções, de modo a garantir «o nível de serviços à população residente e visitante».

Caso «paradigmático» é o dos CTT de Ferragudo, geridos pela Junta de Freguesia desde 2013 e «que hoje se afigura como um caso de sucesso ao nível regional, pois, além de fornecer às populações um rol de serviços imprescindíveis, evitando que se deslocassem vários quilómetros, é ainda ponto central da dinamização turística e informativa da vila», pois disponibiliza serviços de correios, mas é também ponto de informação turística e de acesso gratuito à internet.

A Freguesia de Ferragudo salienta que a instalação da caixa multibanco «é mais um passo para servir populações e visitantes». «Apesar da ausência de meios financeiros e humanos, se compararmos com a maioria das Freguesias da região, [Ferragudo] continuará a aumentar os serviços e equipamentos disponíveis, como são exemplo disso a Horta Urbana, a Casa do Real Compromisso, o espaço do Cidadão, o equipamento cemiterial, o mercado de Ferragudo, bem como, futuramente, a dotação de um novo espaço para funcionamento dos serviços administrativos da Freguesia».

Comentários

pub