Fatura Única Portuária entra em vigor em Sines e vai poupar 600 mil folhas de papel/ano

No Porto de Sines, a partir desta madrugada, vai ser emitida a FUP – Fatura Única Portuária. Esta medida, inserida no Programa Simplex […]

DSCF6143No Porto de Sines, a partir desta madrugada, vai ser emitida a FUP – Fatura Única Portuária. Esta medida, inserida no Programa Simplex do Mar foi ontem apresentada pela ministra do Mar Ana Paula Vitorino, no Porto de Sines, e pretende a junção dos valores cobrados nas Escalas de Navio, por cinco autoridades, numa só fatura.

A partir de agora, os valores cobrados pelas  pelas cinco autoridades envolvidas no Despacho de Largada (Autoridade Portuária, Autoridade Marítima, Autoridade Aduaneira, Autoridade Sanitária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) passam a ser faturados por uma única entidade. A medida entra em funcionamento a partir da meia-noite do dia 1 de abril no Porto de Sines, como projeto piloto, e vai ser alargada, até final do ano, aos restantes portos nacionais.

Para além dos benefícios para os armadores, o Ambiente também sai a ganhar uma vez que segundo Ana Paula Vitorino estima-se «uma economia de cerca de 600 mil folhas de papel por ano». Além disso, «tendo em conta a natureza estrutural, abrangente e transversal desta medida, a introduzir nos principais portos nacionais, prevê-se ainda uma correspondente redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) superior a 9 toneladas por ano».

Para além da ministra do Mar, estiveram presentes na cerimónia de apresentação da FUP o ministro da Defesa Azeredo Lopes e o ministro da saúde Adalberto Campos Fernandes.

Comentários

pub