Faro: Rua da Alfândega promove o turismo mas ainda preocupa comerciantes

A Rua da Alfândega, situada na Baixa de Faro, foi reabilitada e passou agora a ser uma via pedonal com […]

rua alfândega

A Rua da Alfândega, situada na Baixa de Faro, foi reabilitada e passou agora a ser uma via pedonal com calçada portuguesa, além de ter sofrido outros arranjos. Mas tanto comerciantes como turistas consideram que o troço ainda continua a ter problemas que precisam de ser resolvidos.

De manhã,  a rua localizada por detrás da Alfândega, começa a ganhar vida. As lojas e restaurantes da zona, como o «Sushi Diamond» e «Choco&Nut», abrem portas para os turistas que, ou de passagem ou por curiosidade, a percorrem.

Num dos espaços comerciais, Manuel José Ramos Domingos é gerente há mais de dez anos. Vende sobretudo produtos artesanais, bem como peluches, peças de roupa e alguma bijuteria. Conhecendo a rua «como a palma da sua mão», o proprietário dá conta ao Sul informação de como ela era antes da requalificação. «Havia aí muitos caixotes do lixo que cheiravam mal e os turistas tiravam fotos. Passavam sempre carros, porque isto é uma rua de passagem, mas agora isto tem andado muito calmo», disse Manuel Domingos, acrescentando que requalificação era necessária mas foi tardia.

São 11h30 e, cá fora, o sol toca o chão da calçada que ilumina o maior mistério da rua de que os turistas dão conta: o símbolo Pi. « Muitas pessoas têm perguntado porque está ali aquela fila de números. Tiram até fotografias e põem-se a contá-los, dando-se conta que falta um número, substituído por um ponto de interrogação», acrescenta o proprietário.

rua alfândegaO mistério matemático é uma das novidades que mais leva os turistas de todas as nacionalidades a visitarem a rua que, anteriormente, tinha um acesso condicionado para os peões por causa das viaturas que por lá circulavam, nomeadamente da rede de transportes «Próximo».

Stacey e Junga são duas amigas norueguesas que vieram passar a época da Páscoa em Faro. Perdidas no seu caminho, as amigas de longa data acabam por chegar à Rua da Alfândega, para sua surpresa. «É uma rua muito bonita, sossegada e calma. Parece ter pouca coisa, mas por ser uma zona pedonal é ótimo para passear».

No entanto e, apesar da requalificação e da aproximação de mais turistas, a falta de estabelecimentos comerciais é um dos problemas que afeta a artéria pedonal. « O que a rua precisava era de mais espaços abertos, como cafés, esplanadas, quiosques, pois está muito nua».

“Nita” Manuela, como lhe chamam, trabalhou num estabelecimento da Rua da Alfândega há mais de 35 anos. A viajante, que atravessou metade do mundo e se tornou numa «interessada política», partilha da mesma opinião de Manuel, acreditando que a rua precisava de mais comércio e que, se fosse ela, mudaria muita coisa.

«A Câmara de Faro melhorou a rua e acho bem, porque ficou bem arranjada, mas o que esta rua precisava era de mais estabelecimentos comerciais. Com muita pena minha, não há muito para fazer na cidade. E não sou a única a dizer isto». Da mesma opinião são Paula José, José Filipe e Mariano Ferreira, que passam todos os dias pela Rua da Alfândega para se deslocarem até ao seu local de trabalho.

rua da alfândegaA intervenção dificultou também o acesso às cargas e descargas para os restaurantes e para o hostel. Heidi, que vem ajudar os residentes estrangeiros do Algarve Hostel, critica que haja «apenas cinco lugares para as cargas e descargas, no início e fim da rua, com um horário muito curto. Queremos trabalhar e não conseguimos».

«Mas nem tudo é mau, porque sente-se que tem havido mais turistas, agora com a época da Páscoa, aqui por estes lados», diz.

Os moradores aprovam também a reabilitação do espaço, sobretudo porque agora já não há tráfego automóvel, tornando a rua mais tranquila e facilitando o acesso ao estacionamento em garagens.

«Acho que a rua está muito melhor agora. Compreendo o aborrecimento dos comerciantes, mas essa questão (cargas) tem que ser resolvida com a autarquia, no futuro. Na minha opinião, as obras só vieram ajudar para que a rua seja mais visitada», diz Sara Pereira, uma das moradoras.

O futuro da Rua da Alfândega permanece ainda um mistério, como aquele que preenche a calçada com o símbolo do Pi. Esta intervenção, realizada no âmbito do programa «Faro Requalifica», promete ainda trazer muitos “números”, quer no que toca a visitantes, quer para a economia da cidade.

 

Reportagem (texto e fotos) da autoria de João Carmo, aluno do Curso de Ciências da Comunicação que está a fazer o seu estágio curricular no Sul Informação.

Comentários

pub