Direção Regional de Cultura lança mais um ciclo do DiVaM

“O Espírito do Lugar” é o mote para o DiVaM 2016, programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, […]

concerto de jovens talentos“O Espírito do Lugar” é o mote para o DiVaM 2016, programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, que será apresentado em cerimónia pública na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), no próximo sábado, dia 2 de abril.

Este é um programa de dinamização cultural, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve desde 2014, que tem como principal objetivo promover uma dinâmica cultural nos monumentos que lhe estão afetos e aproximar as comunidades do seu património.

O DiVaM 2016 apresenta uma estrutura consolidada em seis ciclos que abrangem vários domínios das artes, tendo como tema central “O Espírito do Lugar” e como motivação a marca “Bons Momentos” nos Monumentos do Algarve.

A cerimónia terá início às 16 horas, com a presença da imprensa regional e entidades parceiras, seguida, às 17 horas, do concerto “Jovens Talentos Algarvios”, com José Nuno Matias (violino) e Francisco Monteiro (acordeão), organizado pela Academia de Música de Lagos.

 

«O espírito do lugar é definido como os elementos tangíveis (edifícios, sítios, paisagens, rotas, objetos) e intangíveis (memórias, narrativas, documentos escritos, rituais, festivais, conhecimento tradicional, valores, texturas, cores, odores, etc.) isto é, os elementos físicos e espirituais que dão sentido, emoção e mistério ao lugar»
in Declaração de Québec – Sobre a preservação do “Spiritu loci” – Canadá, 4 de outubro de 2008

 

 

 

 

Comentários

pub