Daniel Kemish estreia 1º álbum em concerto no Teatro Lethes

O músico britânico Daniel Kemish inicia esta quinta-feira, dia 24 de Março, no Algarve, uma digressão, que, além de Faro, […]

daniel kemish_1O músico britânico Daniel Kemish inicia esta quinta-feira, dia 24 de Março, no Algarve, uma digressão, que, além de Faro, Portimão e Loulé, o levará, em mais de 30 datas, ao Reino Unido e Irlanda.

O Teatro Lethes, em Faro, irá receber o pré-lançamento do disco «Fools & Money» do músico que nasceu em Portugal. Têm sido três dias de preparação para algo que só acontece uma vez na vida: o lançamento de um primeiro álbum.

A escolha para este momento especial recaiu pelo histórico teatro farense: «falei com a malta do Lethes e decidimos fazer uma pré apresentação, vamos tocar o novo álbum, mais uns outros temas… mostrar o novo eu, o novo som», contou Daniel Kemish ao Sul Informação.

A conversa com o nosso jornal aconteceu no primeiro dia de preparação, por isso ainda não havia muita confusão, apenas o dispor do material pelo palco e tentar saber o que está em falta. O artista apresenta-se com mais três músicos, que o acompanham na digressão de lançamento de «Fools & Money».

Na longa conversa que manteve com o Sul Informação, e que pode ser ouvida e vista na íntegra no vídeo abaixo, Daniel Kemish ofereceu uma prenda aos leitores: a interpretação, em exclusivo, de uma das músicas do seu álbum de estreia:

 

 

Mas quem é Daniel Kemish? A sua história como músico começa aos 14 anos, quando pega pela primeira vez numa guitarra. Foi aprendendo de forma autodidata e aos 20 anos inicia a sua carreira musical. Nascido em Portugal, Daniel Kemish teve as primeiras atuações em noites de microfone aberto e a tocar covers no Reino Unido. É assim que ganha a sua experiência de palco, que o leva, durante dois anos, a viajar e a tocar pela Europa. É no regresso a Portugal, procurando desfazer a etiqueta de artista de covers, que inicia a carreira de cantautor.

A escolha pelo estilo Americana Outlaw vem da música que ouvia em casa: «sempre tive uma paixão pela música country desde criança». É que os seus pais ouviam Kris Kristofferson, Waylon Jennings, Bob Dylan, Johnny Cash e Bob Seger.

O primeiro EP surgiu em 2003, quando se juntou ao contrabaixista canadiano Jean-Christian Houde. O nome desse EP tem a ver com o seu regresso a Portugal – «Heading South» – e é com este trabalho que parte numa digressão de dois meses pela Europa, com um “saltinho” a Nashville, no Tennessee (Estados Unidos da América).

No regresso a Portugal, Daniel grava o 1º vídeo «Kicking Back the Sand», marcadamente inspirado nas suas vivências no Algarve.

Em Outubro de 2004, lança o 2º EP, «Ao vivo no Teatro», gravado no Cineteatro António Pinheiro, em Tavira.

O ano de 2015 foi de muito trabalho, dividido entre a preparação e gravação de «Fools & Money» e muitos concertos, com destaque para a presença no palco Heineken no Festival NOSAlive, em Algés.

Fools & Money-1080x1080O álbum é naturalmente gravado em Nashville. O tipo de música escolhida por Daniel Kemish «não é um estilo que se encontre muito em Portugal ou mesmo na Europa», por isso o músico sentiu a necessidade «de aprender mais e perceber como estava a minha paixão, por isso eu tinha de ir lá». «Comprei um bilhete, fui para Nashville e o resto é história… já lá estive duas ou três vezes. Adoro o estilo da vida da música lá».

«Fools & Money» é um álbum conceptual, «sobre aquelas histórias de roubar bancos e de andar um pouco perdido sem casa, a viajar muito» Apresenta 11 temas, alguns já incluídos nos dois EP anteriores, «mas com uma abordagem completamente nova».

«Trouble Girl» é um desses temas “renovados”, lançado como avanço, e que pode já ser ouvido nas plataformas digitais.

A capa do disco remete para um saloon algures nos Estados Unidos, com desenhos a carvão, contribuição de um amigo inglês. «Queria dar-lhe um ar antigo», explica Daniel Kemish, numa preocupação não só pela afirmação de uma edição de autor, mas por uma atenção, cada vez mais notória, para que os CD se tornem uma peça de coleção. Como prenda, há um poster com a ilustração da capa e as letras escritas pela mão do autor.

«Fools & Money» é apresentado esta quinta-feira no Teatro Lethes, em Faro, na sexta-feira, dia 25, no Marginália, em Portimão, e sábado, dia 26, no Bafo de Baco, em Loulé. Entre 6 Abril e 22 de Maio, Daniel Kemish e a sua banda andam entre o Reino Unido e a Irlanda, em concerto.

 

Oiça e veja aqui a conversa do músico com o Sul Informação:

Comentários

pub