Cultura e desporto vão dar as mãos na próxima edição das Corridas à Sexta

A cultura e o desporto vão estar de mãos dadas, em nova edição das «Corridas à Sexta», que irá percorrer […]

Corridas à Sexta_1A cultura e o desporto vão estar de mãos dadas, em nova edição das «Corridas à Sexta», que irá percorrer os trilhos que circundam a aldeia de Santo Estêvão, em Tavira, no dia 11 de Março.

O grupo informal de atletas, que se juntam todas as semanas para praticar atividade física, alia-se à Casa do Povo de Santo Estêvão (CPSE) para realizar um evento em que os participantes vão poder descansar do esforço que acabaram de fazer ao som da música de Domingos Caetano, dos Íris.

O ponto de encontro é o espaço cultural da pequena aldeia tavirense, às 20 horas. Os atletas vão partir da Casa do Povo e poderão optar entre dois percursos, um de 8 quilómetros, outro de 12, «que além de ser mais longo é também, para os mais entusiastas, certamente o mais desafiante», segundo a CPSE.

No final existirá abastecimento, liquido e sólido, mas também para a alma, fornecido por Domingos Caetano e pelos seus Amigos, que atuarão no espaço polivalente da associação tavirense.

A zona do Barrocal que acolherá esta edição do «Corridas à Sexta» é caracterizada «por solos calcários, pedregosos avermelhados e compartimentados por muros. Estes, encontram-se, nalguns casos, cobertos de mato e dos tradicionais pomares de sequeiro, com espécies tipicamente mediterrânicas como a figueira, a videira, a alfarrobeira, a amendoeira e a oliveira. Neste território,  crescem orquídeas, rosmaninho, a palmeira-anã e o carrasco, e cultiva-se a fava, o grão, e as ervilhas.

«Por entre caminhos de terra batida, veredas e valados, em plena Primavera antecipada, onde os aromas autênticos e característicos da estação esperam por todos aqueles que gostam de fazer exercício físico», acrescentou a CPSE.

Comentários

pub