Crónica de um Inverno Perfeito: Auf Wiedersehen Tirol!

João Saraiva, biólogo e investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, já partiu para os Alpes austríacos (o […]

Auf Wiedersehen Tirol_João SaraivaJoão Saraiva, biólogo e investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, já partiu para os Alpes austríacos (o Tirol), onde pretende passar «Um Inverno Perfeito» a conhecer a montanha e a praticar desportos de inverno.

O aventureiro algarvio deixa aos leitores do Sul Informação a última crónica relativa ao Tirol, antes de deixar os Alpes Austríacos, para se dirigir a França. Este é o sétimo e penúltimo episódio desta história, depois das crónicas «Agosto», «O Jantar Alpino», «Ar e Estilo», «A Passagem», «Snowboard na primeira pessoa» e «Pó Branco».

 

Tirol_João SaraivaAuf Wiedersehen Tirol!

Em alemão o adeus diz-se literalmente ‘até ao próximo encontro’. É com esta sensação que o Inverno Perfeito se despede do Tirol e segue até à próxima etapa.

Foram mais de 2 meses de estadia no coração dos Alpes, em plena alta montanha. Mais de uma dúzia de estâncias visitadas por toda a região, perto de 5000km de estrada explorados, incontáveis km de pistas percorridos e, melhor que isso, muitos trilhos de neve virgem batidos em encostas intocadas.

Foi uma experiência mágica, daquelas que faz pensar sobre a vida. Mas acima de tudo, e confesso que estranhamente, o que marca mais… são as pessoas. Amigos que se fazem, laços que se criam, gente que se conhece, que abre portas, que mostra caminhos, que ensina os segredos de um modo de vida diferente e fascinante

A neve e a montanha, à semelhança da costa e das ondas no nosso cantinho à beira-mar, são um íman capaz de atrair gentes e mudar a vida de quem olha em volta com olhos de ver. Esta região abençoada com paisagens de cortar a respiração é rica também em apaixonados por ski e snowboard, com histórias e vivências fascinantes.

Muitos deles abandonaram carreiras, estudos, rotinas e uma vida de conforto noutras paragens para se dedicarem a aprofundar a prática destes desportos, e o conhecimento da cordilheira Alpina. Outros tiveram a felicidade de aqui nascer e testemunharam em primeira mão como os Invernos se foram encurtando – a opinião é unânime, há cada vez menos neve, dura cada vez menos e encontra-se cada vez a maior altitude.

«E eis que o The Perfect Winter encontra um... Algarve Ski Club... onde não há nem um tuga nem sequer ninguém sabe falar português... Afinal era uma piada... mas valeu!»: João Saraiva
«E eis que o The Perfect Winter encontra um… Algarve Ski Club… onde não há nem um tuga nem sequer ninguém sabe falar português… Afinal era uma piada… mas valeu!»: João Saraiva

Foram as pessoas que fizeram desta temporada no Tirol o Inverno Perfeito. A Primavera está mesmo aí à porta, e aqui nas montanhas esta chegada é muito mais marcada (e marcante) que nas nossas gentis latitudes. Os vales vão-se enchendo de verde enquanto os cumes continuam brancos, num espetáculo difícil de descrever.

Com a Primavera, chega também uma nova fase nesta viagem, da qual darei conta na próxima e última crónica já em terras gaulesas. No entanto, continua a ser difícil  descrever o quão mais rico saio do Tirol. Não vou dizer nomes de novos amigos porque correria o risco de me esquecer de alguém, mas vou daqui de coração cheio, e com a certeza que regresso mais cedo do que mais tarde.

Auf Wiedersehen Tirol!

João Saraiva tem 38 anos, é biólogo de formação e trabalha há anos como investigador, no CCMar.
É, igualmente, um apaixonado por desportos radicais, sendo praticante de surf e snowboard.
É radialista e colaborador de longa data da Rádio Universitária do Algarve RUA FM, onde dinamiza programas de divulgação científica e de música.
E não é só na rádio que João Saraiva dá a ouvir música, mas também na “pele” de DJ Sir Aiva, em bares, discotecas e eventos.

Comentários

pub