Cidades do Algarve e Baixo Alentejo aderem à «Hora do Planeta» este sábado

Concelhos do sul de Portugal voltam a associar-se à iniciativa «Hora do Planeta», que decorrerá amanhã, dia 19 de Março, […]

Hora do Planeta_ 2016Concelhos do sul de Portugal voltam a associar-se à iniciativa «Hora do Planeta», que decorrerá amanhã, dia 19 de Março, entre as 20h30 e as 21h30. Durante uma hora, as localidades de Beja, Serpa, Cuba, Odemira, Ferreira do Alentejo, Portimão, Vilamoura e Faro ficam às escuras para sensibilizar a população para as consequências das alterações climáticas.

A iniciativa, considerada a maior ação voluntária em prole do ambiente à escala mundial, é hoje um movimento de sustentabilidade que se repete todos os anos, promovido pela World Wide Found for Nature-WWF.

No caso de Portimão este é o sexto ano consecutivo que o concelho adere à ação, convidando os munícipes e as empresas do concelho a seguirem o exemplo e a desligarem a luz.

«É um gesto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável. que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para as alterações climáticas. É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e que queremos dar a nossa contribuição, influenciando e pedindo ações de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas», refere a Câmara de Portimão.

A iluminação será interrompida em edifícios emblemáticos e locais públicos, como os Paços do Concelho, o Museu de Portimão,o  Teatro Municipal de Portimão-TEMPO, o Mercado da Av.ª S. João de Deus, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Auditório Municipal e a Casa Manuel Teixeira Gomes.

No âmbito do conceito « ir para além da Hora», a autarquia portimonense assume também um compromisso de adotar uma medida sustentável, a colocar em prática durante este ano, «que passa pela aplicação de baterias de condensadores em alguns edifícios municipais, nomeadamente nos Paços do Concelho, no Teatro Municipal de Portimão- TEMPO e nas Piscinas Municipais», acrescenta o município.

Já no concelho de Loulé, Vilamoura participa também pelo segundo ano consecutivo na iniciativa, com a organização da «II Caminhada/Corrida Noturna WWF Hora do Planeta», com partida do Hilton Vilamoura Hotel. No ano passado, a ação juntou mais de 400 participantes que pouparam energia ao apagar as luzes de casa e ao sair para caminhar/correr pelos circuitos pedonais de Vilamoura.

«Este ano antevê-se a mesma adesão, até porque depois do esforço físico os participantes terão à sua espera um reconfortante caldo verde e pãezinhos quentes com chouriço do Chef Executivo do Hilton Vilamoura, André Simões», segundo o hotel.

Em Faro, a luz também se apaga em alguns lugares da cidade, como no Jardim Manuel Bívar, no Arco da Vila, no edifício Paços do Concelho, no edifício do SEF (antigo Governo Civil) e no Largo da Sé.

Já no Baixo Alentejo, em Odemira, o “apagão” atinge o Edifício dos Paços do Concelho, o Edifício da Cultura, a Biblioteca Municipal José Saramago, o Moinho de Vento, bem como a iluminação cénica na parte inferior da Ponte Rodoviária sobre o Rio Mira, na Praça Sousa Prado e ainda no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.

A Câmara de Odemira comprometeu-se a «continuar o esforço no sentido de aumentar a eficiência energética das infraestruturas geridas pelo município e de nelas introduzir Sistemas de Produção de Energia a partir de fontes renováveis».

A «Hora do Planeta» surgiu em Sidney, na Austrália, em 2007, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as alterações climáticas.

Em 2015, a ação chegou a 172 países e territórios e a mais de 8 mil cidades e vilas, sendo que em Portugal, 118 concelhos aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras.

Comentários

pub