CHA promove rastreios gratuitos para avaliar risco de AVC

O Centro Hospitalar do Algarve vai promover rastreios gratuitos à glicémia e colesterol, avaliar o índice de massa corporal e […]

AVCO Centro Hospitalar do Algarve vai promover rastreios gratuitos à glicémia e colesterol, avaliar o índice de massa corporal e o perímetro abdominal e medir a tensão arterial no dia 31 de Março, no Mercado Municipal de Faro, entre as 8h00 e as 16h00.

Os hospitais do Algarve assinalam o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) com a oferta de exames que permitem avaliar o risco de ocorrência de um episódio e prestar aconselhamento à população, de forma a evitá-lo.

A ação no Mercado Municipal contempla ainda uma área dedicada à prevenção, onde os profissionais de saúde disponibilizam, de forma personalizada, informação sobre a importância da alimentação saudável e do exercício físico.

Paralelamente, está agendada para as 15h00 uma sessão clínica com várias palestras sobre a temática do AVC, que decorrem no auditório do Hospital de Faro e são abertas a toda a população.

Na sessão de abertura vão participar o presidente da ARS Algarve, João Moura Reis, do presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve, Joaquim Ramalho, do enfermeiro-diretor, Nuno Murcho, e da médica Ana Lopes, em representação da Direção Clínica.

As palestras ficam a cargo da coordenadora da Unidade de AVC do CHA, Fátima Firmino, que fará uma abordagem geral sobre a patologia, assim como dos médicos Ana Paula Fidalgo e Luís Malaia, da enfermeira Ana Lúcia Santos, da dietista Ana Silva, pelo CHA, e do técnico de Educação Física da Câmara Municipal de Faro, Bruno Batista, que farão uma abordagem mais específica de cada área.

Estas iniciativas integram o calendário nacional das ações desenvolvidas pela Sociedade Portuguesa de AVC e contam com o apoio do Mercado Municipal de Faro, da ARS Algarve e do CHA.

Comentários

pub