Cenário de incêndio em barco de pesca de Alvor motiva exercício dos bombeiros

Um incêndio numa embarcação de pesca em Alvor, de que resultaram três feridos, foi a base do exercício operacional que […]

Simulacro bombeiros portimão em alvor_1Um incêndio numa embarcação de pesca em Alvor, de que resultaram três feridos, foi a base do exercício operacional que o Corpo de Bombeiros de Portimão realizou ontem, dia 30 de março, ao fim da tarde.

O cenário fictício surpreendeu, pelas 18h30, o dispositivo operacional dos Bombeiros de Portimão e incluiu um incêndio a bordo da embarcação de pesca “Rio Alacem”, cedida para este simulacro.

Ao incêndio, seguiu-se uma explosão a bordo, que provocou três feridos com queimaduras, um dos quais submerso na Ria de Alvor, quando se atirou para a água na tentativa de apagar a roupa inflamada.

Este simulacro dos bombeiros, que foi encarado «como se de uma situação real se tratasse, executando todos os procedimentos inerentes ao alerta, despacho, mobilização e notificações operacionais», está integrado no programa “90 anos… 90 atividades!” das comemorações do 90º aniversário dos Bombeiros de Portimão.

Simulacro bombeiros portimão em alvor_2Segundo este Corpo de Bombeiros, «terá lugar, mensalmente, um exercício temático direcionado para cada uma das diferentes vertentes da intervenção em operações de proteção e socorro».

No mês de Março, reconhecendo o risco associado à intensa atividade marítima no concelho, a escolha recaiu na organização de «um exercício livex (com meios reais) que permitisse testar a resposta a um incêndio numa embarcação e a articulação com os demais Agentes de Proteção Civil, nomeadamente a Autoridade Marítima, enquanto entidade jurisdicionalmente competente naquele espaço». Segundo os Bombeiros de Portimão, os objetivos foram «cabalmente conseguidos».

Este «importante momento pedagógico e de treino operacional» contou com a participação de Equipas de Combate a Incêndios, Equipas de Emergência Pré-Hospitalar e uma Equipa de Mergulho do Corpo de Bombeiros de Portimão e ainda com operacionais da Polícia Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil e representantes da Docapesca, num total de 24 operacionais e 10 veículos.

Comentários

pub