Albufeira fez a festa do futebol adaptado e já pensa na edição de 2017 (com fotos)

O TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado juntou 350 pessoas no Estádio Municipal de Albufeira, no dia 19 de […]

TIFAA Albufeira 2016_4O TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado juntou 350 pessoas no Estádio Municipal de Albufeira, no dia 19 de Março. A nona edição deste evento da Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), realizado em parceria com o Município de Albufeira, acabou de acontecer, mas a organização já pensa na próxima edição que, devido ao sucesso da de 2016, deverá ser alargada a novos países.

Este ano, o contingente internacional viajou desde a Holanda, país de origem de três das oito equipas em competição. Todas as outras eram portuguesas, e vieram de diversos pontos do país.

No final, a vitória sorriu à seleção de Gaia, com a UDI de Setúbal a arrecadar o segundo lugar. O 3º e o 4º lugar foram para a AAPACDM de Faro e para a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Também em competição esteve a equipa da APEXA e as holandesas CJVV A, CJVV B, VV Ijsselmeervogels.
Esta foi uma autêntica festa do futebol adaptado, que envolveu atletas, equipas técnicas, voluntários e staff da organização. Também o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa fez questão de marcar presença.

«Esta é uma excelente oportunidade para promover a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto de pessoas com deficiência, bem como para promover o convívio entre desportistas de várias regiões e diferentes países, dando a conhecer uma cidade inclusiva e com tradições firmadas na arte de bem receber quem nos visita», considerou o edil.

Daí a organização assumir o objetivo de alargar a prova a mais nacionalidades, em 2017.

O TIFAA é um torneio internacional que tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência física e mental a oportunidade de participarem numa atividade desportiva adaptada, dando-lhes a possibilidade de conviver com participantes de várias zonas do País e diferentes nacionalidades.

 

Veja as fotos do torneio:

(Fotos: CM de Albufeira/APEXA)

Comentários

pub