4º episódio da série «No caminho dos tornados» estreia amanhã…no seu computador

O 4º episódio da série documental “No Caminho dos Tornados”, intitulado “National Weather Center”, estreia este domingo, dia 6 de […]

Episodio 4_tornadosO 4º episódio da série documental “No Caminho dos Tornados”, intitulado “National Weather Center”, estreia este domingo, dia 6 de março, às 21h00, no site da associação Troposfera.

Os primeiros três episódios também podem já ser vistos no mesmo local.

O documentário, dividido em seis episódios, é produzido por uma equipa de meteorologistas amadores portugueses, da qual faz parte o algarvio Bruno Gonçalves.

Veja o trailer do 4º episódio:

 

A série mostra a expedição de 21 dias que o grupo da Troposfera – Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora fez, no ano passado, na famosa «Tornado Alley», a avenida dos tornados no centro dos Estados Unidos da América.

No passado ano de 2015, a equipa da Troposfera esteve no “Corredor de Tornados” em plena época de tornados, para registo e estudo dos fenómenos meteorológicos mais extremos do planeta. Esta aventura deu origem à série documental “No Caminho dos Tornados”.

Os produtores salientam que «o objetivo não passou somente pelo registo desses mesmos fenómenos, mas também pela observação e aprendizagem sobre a sua origem e comportamento, que permitirão analisar quais os procedimentos que poderão ser adotados em Portugal e adaptados à nossa realidade, com vista a melhorar a previsão e os avisos à população».

Por outro lado, acrescentam, «esta série documental também quer dar a conhecer estes fenómenos de forma mais aprofundada, de forma a tentar “desmistificá-los” e a sensibilizar e educar os cidadãos para os procedimentos que deverão adotar em caso de emergência».

Clique aqui para ver o 1º episódio

Clique aqui para ver o 2º episódio

Clique aqui para ver o 3º episódio

Comentários

pub