4000 correram ou andaram na 17ª Marcha Corrida e 2º Trail da Ria Formosa

A 17.ª Marcha Corrida e 2.º Trail da Ria Formosa, que se realizaram no passado domingo, reuniram cerca de 4000 pessoas […]


Marcha_Corrida
A 17.ª Marcha Corrida e 2.º Trail da Ria Formosa, que se realizaram no passado domingo, reuniram cerca de 4000 pessoas e, segundo a Câmara de Faro, o balanço do evento foi «extremamente positivo».

A autarquia farense considera que «o contacto com a natureza e a prática de exercício físico ao ar livre constituíram o grande atrativo para esta iniciativa que teve como palco o Parque Natural da Ria Formosa (considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal)».

Marcha_Corrida_2Num esforço de alerta para a preservação do ambiente, sob o lema “Participe! Mas não deixe mais que pegadas”, a Câmara de Faro evidencia a colaboração com a empresa municipal FAGAR e a associação à campanha promovida pela ALGAR, que fizeram deste um“Eco Evento“.

«No âmbito da parceria celebrada com o Grupo HPA Saúde construiu-se um coração humano gigante que pretendeu despoletar uma consciencialização para a prática da atividade física e do desporto e estilos de vida mais ativos e saudáveis. Realizaram-se 286 rastreios de saúde, que incluíram a medição da Tensão Arterial, Glicémia e Índice de Massa Corporal», conta a autarquia.

A GNR também esteve presente e a “Caminhada pela Floresta ’16” juntou-se à 17ª Marcha Corrida Ria Formosa e 2º Trail Ria Formosa. A iniciativa pretendeu comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta e assinalar a data com a plantação simbólica de uma árvore no local.

Marcha_Corrida_3O programa incluiu muitos momentos de animação como a atuação do Grupo Folclórico de Faro, uma sessão de aquecimento e uma mega aula “Desporto em Família” lideradas pelo Judo Clube do Algarve.

A organização colocou também à disposição de todos os participantes uma “área multidesportos”, apoiada pela Decathlon e ESEC- UAlg, um “espaço pic-nic”, uma “zona de exposições” promovida pelo Grupo Entreposto, e muitos milhares de laranjas e águas (com o apoio da Cacial, Frutas Álvaro Paço e Jumbo de Faro).

Na 2.ª edição do Trail da Ria Formosa, organizada em parceria com a Altimetria, participaram 127 atletass. Na categoria masculina, o 1.º lugar foi para Manuel Ferraz, o 2.º lugar para César Rodrigues e na terceira posição ficou Bruno Tita. Na categoria feminina, Ana Rita Gaspar subiu ao lugar mais alto do pódio, Felisbela Sousa ficou no segundo posto e Ana Duarte no terceiro.

Segundo a Câmara de Faro, «a beleza do local onde a atividade se realiza, os novos percursos disponibilizados, a animação inicial, a cuidada organização do evento e o clima favorável, foram fatores que contribuíram para o sucesso» da iniciativa.

Comentários

pub