Vem aí tempo frio com chuva, vento, ondas e até neve

Tempo frio, com chuva, vento, ondas e até neve, mas não no Algarve, é a previsão do Instituto Português do […]

Chuva-ForteTempo frio, com chuva, vento, ondas e até neve, mas não no Algarve, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de amanhã, sexta-feira, dia 26, e durante o fim de semana.

Segundo o site Meteofontes, amanhã haverá «a aproximação de uma nova depressão vinda de noroeste, e que se centrará no Norte de Espanha, trazendo consigo uma bolsa de ar muito frio em altura e um sistema frontal relativamente ativo».

Dessa forma, será de esperar um dia com chuva, que poderá ser forte logo pela manhã, na região do Litoral Norte e Centro, estendendo-se depois às restantes regiões (Algarve incluído) ao longo da manhã e tarde.

Após a passagem da frente, durante a tarde, passará a regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, principalmente no Norte e Centro.

Haverá também queda de neve acima dos 1000 metros, com a cota a descer para os 400/600 metros ao final da tarde.

Atenção também ao vento, que soprará moderado a forte, com rajadas até aos 80km/h, podendo ser até 100km/h nas terras altas, em especial nas regiões Centro e Sul.

O site Meteofontes acrescenta que, para sábado, a tendência parece ser a de «colocar a depressão ligeiramente mais a Este do que aquilo que se previa ontem, com a bolsa de ar mais frio também a estar mais a Este, quase que deixando de afetar o Algarve com a mesma intensidade que se previa».

chuva8Assim, será de prever um dia com aguaceiros mais frequentes no litoral Oeste, podendo ser acompanhados de granizo e trovoada, e com a ocorrência de neve acima dos 400/600metros e com a cota a descer para os 200/400m, principalmente no Norte e Centro e mais junto ao litoral, durante a manhã.

No entanto, salienta a Meteofontes, «as probabilidades de neve no alto da Fóia estão, assim, ainda mais reduzidas… Para já, aponta para água-neve apenas».

Haverá também uma descida significativa dos valores da temperatura a partir da tarde de sexta-feira. Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre 3 e 6ºC, sendo inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, a variar entre -6º e 0ºC.

Os valores das temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 10/12ºC, e nas regiões do interior Norte e Centro deverão ser mais baixos, não ultrapassando os 6ºC. No Domingo, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura máxima.

O IPMA salienta ainda o efeito do vento associado às baixas temperaturas, facto que se traduzirá em desconforto térmico.

Prevê-se ainda agitação marítima forte na costa ocidental, com a altura significativa da ondas na costa ocidental a variar entre 5 e 6,5 metros de altura, no fim de semana.

Comentários

pub