Utentes do SNS do Algarve saíram à rua no sábado e já agendaram novo protesto

Utentes do Serviço Nacional de Saúde do Algarve juntaram-se em protesto frente aos hospitais de Faro, Portimão e Lagos, no […]

Concentração Utentes SNS LagosUtentes do Serviço Nacional de Saúde do Algarve juntaram-se em protesto frente aos hospitais de Faro, Portimão e Lagos, no sábado e já se preparam para voltar a sair à rua, na próxima semana, em São Bartolomeu de Messines, Silves, onde já haviam promovido uma manifestação na passada quinta-feira.

Diferentes Comissões de Utentes do SNS algarvias querem, com estas iniciativas, chamar a atenção para os problemas existentes nas unidades de saúde públicas do Algarve. Daí que, no sábado, tenham sido promovidas concentrações simultâneas em três cidades diferentes, cada qual focando os problemas dos hospitais locais.

No seguimento das ações, foi aprovada uma moção, que será enviada à Presidência da República, ao Governo, à Assembleia da Republica, aos Grupos Parlamentares, à Associação de Intermunicipal do Algarve (AMAL), à Administração Regional de Saúde do Algarve e à Administração do Centro Hospitalar do Algarve.

No documento, os utentes do SNS exigem uma efetiva mudança de política no país, incluindo, na defesa e valorização do SNS». «Há que exigir do atual governo o fim do processo de fusões dos hospitais da região, a contratação de médicos e enfermeiros e a atribuição de médicos de família, quando mais de 150 mil algarvios estão privados desse direito», consideram as comissões de utentes, na moção aprovada.

«Lutamos por melhores condições de funcionamento no SNS, contra a perda de valências hospitalares, por mais médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, bem como a melhoria das suas condições de trabalho, contra a degradação dos serviços hospitalares, contra o encerramento da maternidade de Portimão, e pelo fim do Centro Hospitalar do Algarve», resumiram.

Veja fotos dos protestos junto aos hospitais:

 

Comentários

pub