Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim duplicou consultas no segundo ano de atividade

  O número de consultas feitas pela Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim quase duplicou no segundo ano de […]

 

????????????????????????????????????

O número de consultas feitas pela Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim quase duplicou no segundo ano de atividade, passando de 1242 para 2395. O município castromarinense considera, por isso, que o balanço deste dois anos, em que a UMSS percorre o concelho com a oferta de consultas médicas de proximidade, «é muito positivo».

Também o número de utentes registados aumentou, de 519 para 629, dos quais 534 têm mais de 65 anos. Segundo a equipa da UMS de Castro Marim, durante este ano a principal patologia crónica sinalizada foi a hipertensão arterial, 399 casos, seguindo-se-lhe dislipidémia, 276 utentes, e a osteoartrose, com 224 diagnósticos. Foram ainda identificados 194 utentes com deterioração cognitiva ligeira.

Segundo a autarquia, «a primeira UMS no país permanentemente com médico, consolidou a iniciativa nascida há 20 anos no município de Alcoutim e seguida noutros concelhos, por se revelar a melhor forma de prestar cuidados à população que vive mais isolada e vulnerável».

De acordo com a coordenadora do projeto, Helena Gonçalves – à qual se juntam as médicas Susana Valsassina e Isa Frazoa, a enfermeira Angelina Rocha e o motorista Carlos Horta – «com a atuação persistente e de proximidade dos profissionais de saúde, em que se geram elos afetivos que promovem a confiança e adesão dos doentes ao planos de atuação negociados para o controlo da sua doença crónica, conseguimos retardar a progressão do problema e evitar a cascata de internamentos hospitalares com altíssimos custos para o país e elevados prejuízos para o doente e família».

A UMS de Castro Marim é fruto de uma colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve), Câmara Municipal de Castro Marim e Associação Social da Freguesia de Odeleite (ASFO).

Sobre a iniciativa, Francisco Amaral, médico, autarca da Câmara Municipal de Castro Marim e mentor da primeira UMS do país quando era presidente da Câmara de Alcoutim, declara que «os bons resultados atestam a excelência da UMS, que mais do que um serviço é um ato de justiça para esta população envelhecida».

Em 2015, a UMS de Castro Marim representou um investimento autárquico inicial de cerca de 40.000 euros.

Comentários

pub