Tavira recebe um dos quatro debates nacionais sobre a Cultura na Crise dos Refugiados

A Casa das Artes, em Tavira, recebe a 16 de Fevereiro, um dos quatro debates que, em vários locais do […]

Casa das Artes TaviraA Casa das Artes, em Tavira, recebe a 16 de Fevereiro, um dos quatro debates que, em vários locais do país, no mesmo dia e hora, a Acesso Cultura vai promover sobre o tema «‘Nós’ e ‘Os Outros’: a Cultura na Crise dos refugiados».

Além da Casa das Artes, em Tavira, o debate vai ainda acontecer em Évora (Livraria Fonte de Letras), Lisboa (Casa Fernando Pessoa) e Porto (Museu Nacional Soares dos Reis), sempre com começo marcado para as 18h30 e entrada livre.

Em Tavira, o debate terá como intervenientes Ana Borges, coreógrafa, membro da Corpodehoje, João Ventura, diretor do Teatro Municipal de Portimão, e Paula Ferreira, diretora da Biblioteca Municipal de Tavira, sendo moderado por Tela Leão, programadora cultural.

«A crise dos refugiados está muito presente hoje na Europa, mas também nos restantes continentes. Tornou-se óbvio que a União Europeia tem dificuldades em criar consenso em relação à forma de gerir esta situação e em estruturar um plano de ação. Ao mesmo tempo, as medidas recentemente tomadas por alguns governos indicam um endurecimento das posições, que em alguns casos vem reforçar os estereótipos em relação ao “Outro” e à ameaça que ele representa para a sociedade e a cultura europeia», salienta a Acesso Cultura.

Qual é o papel das instituições culturais neste contexto? A crise dos refugiados, os seus contornos, as questões que levanta para a sociedade são assuntos que dizem respeito ao setor cultural ou estão fora do seu âmbito de ação e das suas prioridades? Ao decidir envolver-se, de que forma uma instituição cultural poderá ou deverá proceder? Que cuidados deverá ter? Que objetivos? Estas serão algumas das questões em debate.

 

TAVIRA, CASA DAS ARTES
Ana Borges, Coreógrafa, Corpodehoje; João Ventura, Teatro Municipal de Portimão; Paula Ferreira, Biblioteca Municipal de Tavira; Tela Leão, Programadora Cultural (moderadora)

ÉVORA, LIVRARIA FONTE DE LETRAS
Hortênsia Menino, CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central; Hugo Sovelas, Propositário Azul; Zélia Parreira, Biblioteca Pública de Évora; Teresa Crespo, Museóloga (moderadora); outros convidados a confirmar

LISBOA, CASA FERNANDO PESSOA
Cristina Santinho, Investigadora CRIA/ISCTE-IUL; Isabel Galvão, Conselho Português para os Refugiados; Joana Sousa Monteiro, Museu de Lisboa; Sofia Cabrita, RefugiActo;Ana Carvalho, Museóloga (moderadora)

PORTO, MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
Ângelo Merayo, Conselho Português para os Refugiados; Jorge Oliveira, Espaço T- Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária; Luís Monteiro, Mestrando em Museologia, Deputado na Assembleia da República; Maria João Vasconcelos, Museu Nacional de Soares dos Reis; Joana Macedo, Professora e coordenadora de projetos de mediação e programação cultural (moderadora)

 

O que é a Acesso Cultura?

A Acesso Cultura herda e dá seguimento ao trabalho desenvolvido pelo GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Criado em 2003, o GAM funcionou até 2013 como um grupo informal de trabalho. Juntou membros institucionais e individuais, museus e profissionais de museus.

Em Junho de 2013 o GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus deu lugar à Acesso Cultura, Associação Cultural. A Acesso Cultura alargou o âmbito da sua ação para todo o setor cultural e tem por objeto a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural.

Para cumprir sua missão, a Acesso Cultura organiza formações nas áreas ligadas à acessibilidade; realiza auditorias e consultorias técnicas em espaços culturais (em construção ou existentes), no sentido da promoção e aplicação dos princípios de acessibilidade e apoio na implementação das consequentes recomendações; organiza seminários, conferências e workshops, com o objetivo de criar um fórum de debate e de promoção de boas práticas; promove e participa no desenvolvimento de projetos de investigação, aplicada na área de acessibilidade; participa em projetos que procurem promover a reflexão e as boas práticas relativas à acessibilidade; divulga notícias e estudos relativos à acessibilidade; procura estabelecer relações de cooperação com organismos congéneres, nacionais ou estrangeiros ou outros que se revelem úteis à prossecução dos seus fins.

A Acesso Cultura foi criada por 17 sócios fundadores. Hoje em dia, conta com 113: 102 individuais (profissionais da cultura) e 11 institucionais (museus, teatros, companhias de dança).

Comentários

pub