Tavira aborda «caso dos “telhados de tesouro”» em novo «Passeio na História»

O «caso dos “telhados de tesouro”» vai ser abordado em mais um «Passeio na História de Tavira», que decorrerá no […]

Tavira Telhados TesouroO «caso dos “telhados de tesouro”» vai ser abordado em mais um «Passeio na História de Tavira», que decorrerá no dia 27 de Fevereiro, a partir das 10h30.

Na próxima sessão deste ciclo, será abordado o tema «Da Ribeira de Tavira à Casa Nobre de Quinhentos – o caso dos “telhados de tesouro”», sob orientação da arquiteta Ana Isabel Santos.

«Tavira, terceira cidade costeira do país no século XVI, tem no movimento do seu porto o motivo principal para a expansão urbana iniciada no século XV. A expansão marítima implica o avanço da linha de costa e os principais aglomerados convergem para arrabaldes ribeirinhos», enquadra o Museu Municipal de Tavira – Paláciod a Galeria, que organiza o evento.

«Constitui-se, nesta altura, uma tipologia de habitação cumpridora dos desígnios da nobreza caracterizada pelos telhados múltiplos de tesouro. Construções modulares, com estruturas paralelas e espaços perpendiculares ao rio, de coberturas com inclinação superior a 45º por compartimento, dão resposta ao espaço diminuído da anterior malha islâmica e aplicam à frente urbana uma coerência nobilitária denunciadora de normas urbanísticas modernas», acrescentou.

A inscrição na iniciativa é gratuita, mas obrigatória. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e entregá-la ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected], ou presencialmente, na receção do Museu, que funciona de terça-feira a sábado das 9 horas à 16h30.

O ciclo «Passeios na História de Tavira» tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

Comentários

pub