Sinfonia «Mare Nostrum» de Jorge Salgueiro celebra dia da Água em Faro

A sinfonia «Mare Nostrum», composta por Jorge Salgueiro, inspirada na epopeia dos Descobrimentos Portugueses, vai ser apresentada no dia 6 […]

Orquestra de Sopros do AlgarveA sinfonia «Mare Nostrum», composta por Jorge Salgueiro, inspirada na epopeia dos Descobrimentos Portugueses, vai ser apresentada no dia 6 de Março, às 18h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

O concerto é promovido pela Academia de Música de Lagos, com o apoio de diversas entidades regionais, e será protagonizado pela Orquestra de Sopros do Algarve (OSA), dirigida pelo maestro João Rocha. O espetáculo conta com a participação especial da soprano Margarida Marreiros.

Esta iniciativa será inserida nas comemorações do Dia Internacional da Água e dá a conhecer a Sinfonia n.º2, Mare Nostrum, Opus 124, de Jorge Salgueiro, que «vai buscar inspiração à epopeia dos navegadores portugueses de 1500, seguindo a tradição sinfónica portuguesa iniciada nas sinfonias de Luís de Freitas Branco e continuada por Joly Braga Santos, numa narrativa sinfónica com 4 andamentos».

«Com o objetivo de relembrar nomes importantes da epopeia portuguesa de 1500, dedicou o autor cada um dos andamentos a personalidades menos evocadas, mas não menos importantes, dessa fantástica experiência humana e científica», segundo a Academia de Música de Lagos.

A estrutura cultural lacobrigense conta com o apoio da Águas do Algarve – Grupo Águas de Portugal, da Câmara Municipal de Faro e do Teatro Municipal de Faro, nesta primeira apresentação da peça.

(Corrigida, retirando a referência ao facto de ser uma estreia mundial, informação que havia sido transmitida ao Sul Informação pela Academia de Música de Lagos, apesar de a estreia já ter sido antes promovida)

Comentários

pub