RURALidades inaugura espaço comum restaurado por jovens e idosos na aldeia da Moreanes

Os trabalhos de regeneração artística na Aldeia da Moreanes, integrados no projeto RURALidades, financiado pela Missão Sorriso do Continente, foram […]

moreanesOs trabalhos de regeneração artística na Aldeia da Moreanes, integrados no projeto RURALidades, financiado pela Missão Sorriso do Continente, foram esta tarde inaugurados naquela aldeia do concelho de Mértola.

Ao contrário da Amendoeira da Serra, cujos trabalhos ficaram no espaço exterior da aldeia, na Moreanes o espaço eleito para a intervenção artística foi a Associação Recreativa da Moreanes, explica a Associação de Defesa do Património de Mértola, que promove a iniciativa.

A Associação Recreativa é um espaço desenvolvido a partir da antiga Escola Primária, que foi restaurado pelos próprios habitantes, para ser utilizado como um espaço comum destinado à realização de eventos e atividades que procuram combater o isolamento e promover o envelhecimento ativo.

Com o apoio dos alunos, o espaço foi remodelado e embelezado de maneira a ser mais agradável e acolhedor à população.

O projeto RURALidades tinha como objetivo estimular a participação e o desenvolvimento ativo dos seniores do Concelho de Mértola que vivem em condições de isolamento geográfico, diminuir o sentimento de solidão, saudade e de desvalorização entre os idosos, através da regeneração artística das suas aldeias e da partilha intergeracional.

O projeto contou com a colaboração da turma do Curso Vocacional do Agrupamento de Escolas de Mértola, na criação de adornos e peças artísticas para regenerar espaços de utilização pública, através do reaproveitamento de materiais sem utilização.

«As atividades desenvolvidas trouxeram uma nova dinâmica e amizade entre as duas gerações e ajudaram a motivar os idosos para uma vida mais ativa, cimentando a sua autoestima e sentido empreendedor. Através da arte e da camaradagem, a comunidade melhorou não só os seus espaços, mas também o seu espírito», garante a ADPM.

Comentários

pub