Revista «Promontoria» da UAlg dedicada à história do Turismo do Algarve lançada no Museu de Portimão

O segundo número da revista da série “Promontoria Monográfica – História do Algarve”, intitulado “Fragmentos para a História do Turismo […]

PromontoriaO segundo número da revista da série “Promontoria Monográfica – História do Algarve”, intitulado “Fragmentos para a História do Turismo no Algarve”, vai ser apresentado no dia 27 de fevereiro, às 16h00, no Museu de Portimão.

Inserida no Ciclo de Tertúlias do Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, a apresentação da revista será feita por Pere Ferré, vice-reitor da Universidade do Algarve.

Vítor Neto, presidente do NERA, Associação Empresarial da Região do Algarve, também fará uma breve resenha sobre a História do Turismo no Algarve.

No final desta sessão, poderá ser visitada a exposição dos 100 anos do Congresso Regional Algarvio “1915-O Despertar do Algarve”, patente no Museu de Portimão.

Neste número, que é coordenado por Alexandra Gonçalves, diretora regional da Cultura do Algarve, António Paulo Oliveira, docente da UAlg, e Cristina Fé Santos, mestre em História da Arte pela UAlg, podem encontrar-se vários “Fragmentos para a História do Turismo no Algarve”.

São diversos os autores que, de diferentes perspetivas, contribuem para que a “História do Turismo no Algarve”, desde os seus primórdios, fique agora enriquecida e documentada nesta obra.

Vítor Neto, Alexandra Gonçalves, José Gameiro, Cristina Fé Santos, João Pedro Bernardes, António Faustino Carvalho, Luís Guerreiro, Aurélio Cabrita, Miguel Godinho, José Gonçalo Duarte, António Correia Mendes, João Guerreiro, entre outros, ajudam a compreender melhor “a História do Turismo”, tocando áreas do saber tão distintas como: cultura, museologia, história, saúde, arqueologia, imprensa e economia.

O primeiro número da “Promontoria Monográfica – História do Algarve” centrou-se na divulgação de trabalhos de investigação na área da História da Saúde, no Algarve, da autoria de investigadores das universidades do Algarve, de Coimbra e de Lisboa, assim como de vários outros investigadores e profissionais desta área.

A Promontoria é editada pelo Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos de investigação na área das Ciências Humanas e Sociais, realizados por investigadores cujo âmbito geográfico se centre no sudoeste peninsular.

Comentários

pub