Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses começa esta sexta-feira na UAlg

A sessão de abertura da Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses na Universidade do Algarve está marcada para esta sexta-feira, […]

medicina-forenseA sessão de abertura da Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses na Universidade do Algarve está marcada para esta sexta-feira, 5 de fevereiro. Na cerimónia, que está marcada para as 16h30, no auditório da Escola Superior de Saúde, vai ser celebrado um protocolo entre o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e a Universidade do Algarve e vai ser lecionada a primeira aula.

As duas instituições vão estar representadas pelo presidente da INMLCF Francisco José Brízida Martins e pelo reitor da UAlg António Branco.

Apesar de já ter sido realizada uma pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses na UAlg, que começou em 2014, esta é a primeira que resulta de uma parceria entre a Universidade do Algarve e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

A pós-graduação vai ser lecionada com a Escola Superior de Saúde e o apoio do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina. A aula inaugural, “A Medicina Legal e as Ciências Forenses na contemporaneidade e em Portugal”, está a cargo de João Pinheiro, vice-presidente do INMLCF.

A pós-graduação vai decorrer ao longo de todo o ano de 2016, e o INMLCF adianta que foram preenchidas as 30 vagas. «Entre os docentes da pós-graduação contam-se, para além de especialistas do INMLCF, magistrados, agentes policiais, juristas e clínicos, que lecionarão módulos de Genética e Biologia Forenses, Química e Toxicologia Forenses, Patologia e Direito, entre outros, com uma componente prática de assistência a autópsias e a exames médico-legais», acrescenta o Instituto.

O curso «tem como principais objetivos proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos avançados nas diversas áreas das Ciências Forenses, desenvolver competências profissionais e favorecer a capacidade de análise e resolução de problemas no contexto forense».

Esta é a primeira vez que o INMLCF desenvolve, no Continente, uma ação de formação desta envergadura fora das suas instalações. «A escolha do Algarve para a realização da pós-graduação justifica-se pela carência de recursos humanos com formação teórica e prática em Medicina Legal e Ciências Forenses na região», explica a entidade.

As aulas da Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses decorrem à sexta- feira (das 18h00 às 22h00) e ao sábado (das 9h00 às 13h00), terminando em Dezembro.

Comentários

pub